Os conceitos estéticos desenvolvidos e difundidos no século XVII por Le Notre caracterizaram o que se convencionou chamarde "jardim francês". No século seguinte, os ingleses, capitaneados por Lancelot "Capability" Brown, reagiram aos valoresfranceses e conceberam o que acabou sendo identificado como "jardim inglês". No século XIX, Frederick Law Olmsted, nosEstados Unidos, Jean-Charles-Adolphe Alphand, na França, e Auguste François Marie Glaziou, no Brasil, consolidaram osprincípios paisagísticos do século anterior, e trabalharam na disseminação dos parques como sistema integrado de áreasverdes abertos às populações urbanas. No século XX, a marcante produção de Roberto Burle Marx apresentou ao mundo umaforma — mais do que brasileira ou tropical — "moderna" de pensar as áreas verdes.a) Aponte uma característica básica e/ou predominante de cada uma das três tipologias paisagísticas abordadas acima.b) Represente essas tipologias graficamente, com croquis
#ENADE
Soluções para a tarefa
O Jardim Francês, é uma mistura de jardim e ciência, arte e arquitetura. Possui vários recursos que o tornam único. O mais importante é que a geometria desempenha um papel fundamental no design, podese encontrar todos os padrões de formas e combinações. Eles possuem varanda, eixo central, fonte e água, caminhos de jardim alinhados, poda artística, pátio da poltrona, gazebos, cadeiras de jardim, cerâmica francesa e estátuas.
O jardim inglês é inspirado na natureza, ele é caracterizado por ter espaços abertos, com estradas sinuosas e vegetação aparentemente não domesticada, dando uma impressão natural. Há presença abundante de arbustos, ervas daninhas e elementos arquitetônicos que participam de sua decoração: pedras, estátuas, bancos, etc.
Os parques mantêm áreas grandes e representativas dos ecossistemas nativos. São áreas naturais de um território, caracterizadas por terem sido pouco ou nada transformadas pela ação humana e se destacam pela beleza de suas paisagens, ecossistemas, flora e fauna muito representativos e formações geomorfológicas hiper-singulares.
Nas figura anexas, respectivamente, temos exemplos de: Jardim Francês, Jardim Inglês e Parques