História, perguntado por danyellavargas, 9 meses atrás

Os combates de gladiadores, originários do sul da Itália, chegaram a Roma em meados do século III a.C. e expandiram-se, rapidamente, por todo o território romano. Apesar de escravos, os gladiadores eram esportistas de alto nível, pois cabia aos promotores das lutas oferecerem um espetáculo de qualidade. Os combates representavam, para os gladiadores, cair nas graças da multidão, fato que os levava à fama. Esses espetáculos pertenciam, ao contexto da “política do pão e circo” [...] Revista História Viva, ano V, n. 56. Adaptado. Sobre esse momento da história romana, é válido afirmar que: *
4 pontos
Imagem sem legenda
a. os combates entre gladiadores eram espetáculos religiosos em homenagem aos deuses, para garantir as vitórias militares e pedir vida longa aos imperadores.
b. a “política do pão e circo”, que caracterizou a monarquia romana, serviu para alegrar e alimentar o povo romano, acabando com todos os motivos que levariam a uma revolta em Roma.
c. a “política do pão e circo”, ampliada por Otávio Augusto, pôs fim às desigualdades sociais entre patrícios e plebeus, que se uniram contra a revolta liderada por Espártaco.
d. os combates entre gladiadores, promovidos em grandes estádios, como o Coliseu, em Roma, eram oferecidos ao povo na tentativa de desviar a atenção das camadas populares para os problemas sociais.
e. as lutas de gladiadores surgiram no sul da Itália para pôr fim a revoltas sociais ocorridas no período de Espártaco.

Soluções para a tarefa

Respondido por Machado0
5

D. os combates entre gladiadores, promovidos em grandes estádios, como o Coliseu, em Roma, eram oferecidos ao povo na tentativa de desviar a atenção das camadas populares para os problemas sociais.

A política do "Pão e circo", na qual se manteve o Império Romano, dizia que "Se dermos a eles Pão e Circo, nunca se rebelarão", isso significa que era necessário somente prover alimento para a população, e organizar eventos que os entretenham e não haveriam revoltas. As lutas de gladiadores eram o chamado "Circo", pois enquanto as pessoas estivessem entretidas pelos escravos lutando, eles não se importariam com os milhões de problemas que atarracavam a sociedade, mesmo que suas vidas não melhorassem, o que descarta a opção B e a C. Não tinha nada a ver com religião, e não acabaram completamente com as revoltas, por isso A e E estão incorretas.


Machado0: Se puder marcar como melhor reposta, agradeço.
danyellavargas: valeu
Perguntas interessantes