Ed. Física, perguntado por luysa09, 8 meses atrás

Os carboidratos também podem ser chamados  de glicídios ou açúcares,  e  eles  são  a principal fonte de  energia  para  os  seres  vivos, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel, todos os carboidratos  são   de   origem   vegetal,   como  os cereais (arroz, trigo, aveia etc.), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão,    ervilha,    soja    etc.),   as frutas (banana, manga, maçã etc.) entre tantos outros.
Além de servir como  fonte  de  energia, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas  dos  seres  vivos,  como  a celulose e    a quitina. Além disso, os carboidratos participam da estrutura tanto do DNA quanto do RNA
Os carboidratos podem ser classificados em    três    grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos são açúcares muito simples,  e  seus  principais   representantes   são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese),  a frutose (encontrada  no   mel)   e a galactose (presente no leite). Os monossacarídeos são solúveis em água.
Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a sacarose e a lactose. Os dissacarídeos são solúveis em água.
Os polissacarídeos são formados pela união de centenas, e até mesmo milhares, de monossacarídeos e não são solúveis em água.
A importância do carboidrato na atividade física
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os carboidratos são de extrema importância, tanto para sedentários quanto para praticantes de atividade física, o que irá diferenciar será a quantidade a ser consumida.
O carboidrato tem várias funções no organismo, como: ser o nutriente responsável para elevar os níveis de glicogênio antes do exercício, fornecer energia durante, além de ser fundamental na recuperação pós treino; preserva massa muscular por repor os estoques de glicogênio; além de ser o único nutriente usado como fonte de energia no sistema nervoso central, portanto dietas restritas, sem carboidratos podem causar irritabilidade, tontura, entre outros sintomas.
Em alguns casos é interessante a suplementação com carboidratos, no pré, durante e pós treino, considerando o exercício, duração, objetivo e até mesmo a praticidade em meio a correria do dia a dia, existem vários suplementos à base de carboidratos disponíveis, o nutricionista irá avaliar a necessidade, a quantidade e qual será melhor para cada indivíduo.
    ATIVIDADE   

Como são Classificados os carboidratos?

Como também pode ser chamado os carboidratos?

O que podem causar as dietas restritivas de carboidratos?

Qual a maior diferença dos monossacarídeos e dissacarídeos para os polissacarídeos?

Quais os prejuízos que a ausência de carboidratos podem causar no nosso organismo?

​alguém me ajudar responder Pfvr

Soluções para a tarefa

Respondido por vaulturbo
1

Resposta:

Os carboidratos ou hidratos de carbono são também conhecidos como glicídios e açúcares, porém, nem todo carboidrato é um açúcar, conforme veremos mais adiante. Eles possuem a função biológica de fornecer energia e podem ser quimicamente definidos como compostos que possuem vários átomos de carbono (3 ou mais) ligados a grupos hidroxila (OH) e que possuem também as funções cetona ou aldeído

Os carboidratos podem ser classificados em oses ou monossacarídeos e em osídeos, que envolvem os oligossacarídeos e os polissacarídeos.

Monossacarídeos: Apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura: glicose, frutose e galactose

Dissacarídeos: Resultado da ligação entre dois monossacarídeos: sacarose, maltose e lactose

Polissacarídeos: Moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Alguns apresentam em sua fórmula átomos de nitrogênio e enxofre: amido e celulose.

A dieta pobre em carboidrato é chamada cetogênica com aplicação terapêutica no tratamento de crianças e adolescentes com epilepsia que não respondem ao tratamento medicamentoso conservador ou nos casos de obesidade de risco, patologias cardiovasculares, diabetes, alguns casos de câncer entre outras doenças


luysa09: obgd
luysa09: vc tirou do texto?
Perguntas interessantes