Saúde, perguntado por brunajessica28, 11 meses atrás

Os carboidratos fornecem a maior parte da energia necessária para manutenção das atividades das pessoas. A ingestão diária recomendada de carboidratos é de 50% a 60% do valor calórico total. Eles são encontrados nos amidos e açúcares e, com exceção da lactose do leite e do glicogênio do tecido animal, são de origem vegetal. O açúcar pode ser adicionado ou estar presente naturalmente nos alimentos. Diferentemente dos demais macronutrientes (proteínas e lipídios), os carboidratos transformam-se em glicose mais rapidamente. Os carboidratos são classificados em simples e complexos. Glicose, frutose, sacarose e lactose são os carboidratos simples mais encontrados nos alimentos, estando o amido entre os complexos. Outra forma de avaliar o conteúdo de carboidratos de um alimento é avaliar seu índice glicêmico. A quantidade de carboidratos na dieta pode variar de forma substancial de um prato para outro. Algumas receitas usam diversos tipos de carboidratos simples, enquanto outras fazem uso de muitas fibras. De forma geral, a quantidade de carboidratos destes pratos, pode até se igualar. No entanto, a proporção de carboidratos simples e fibras altera a forma como os demais nutrientes são absorvidos. Discorra sobre a importância da ingestão de carboidratos complexos ou de alimentos com baixo índice glicêmico, para a manutenção da saúde.

Soluções para a tarefa

Respondido por edsom4726
2

Carboidratos simples e complexos variam principalmente em sua forma e velocidade de absorção. O corpo absorve quase todos os carboidratos na forma de monossacarídeos, de forma que moléculas de carboidratos complexos (isto é, carboidratos com muitas ramificações, cadeias laterais e de grande tamanho) necessitam passar por processo de clivagem enzimática antes de poderem ser absorvidos. Carboidratos simples como glicose e frutose, são monossacarídeos, não necessitando de clivagem para serem absorvidos, enquanto sacarose (dissacarídeo) é composto por apenas dois monossacarídeos (glicose e frutose), precisando de apenas uma clivagem antes da absorção, processo que ocorre rapidamente. Por consequência, carboidratos simples possuem uma velocidade de absorção extremamente rápida em comparação aos complexos, que necessitam dessa clivagem.

A importância de tal fato se encontra na manutenção da glicose sérica. Com o pico de glicose causado pelos carboidratos simples, se tem uma alta conversão de carboidratos em ácidos graxos no fígado, produzindo gordura, além de uma elevada glicose sérica momentânea, sendo balanceada com uma rápida liberação de insulina, promovendo uma hipoglicemia de rebote, causando fome rapidamente após a ingestão do carboidrado, além disso, a insulina também promove a lipogênese (formação de gordura). Tal fato não ocorre na mesma intensidade em caso de ingestão de carboidratos complexos, uma vez que este demora mais a entrar na corrente sanguínea, se tem um pico menor, com menor conversão em ácidos graxos e menor liberação de insulina, promovendo saciedade por mais tempo e menor lipogênese

espero ter ajudado

Perguntas interessantes