Os bacteriofagos ou fagos são vírus capazes de invadir bactérias por meio de dois mecanismos: o ciclo lítico ou o ciclo lisogenico. Descreva o que acontece com as bactérias em cada uma dessas situações.
Soluções para a tarefa
No ciclo lítico, o vírus usa a maquinaria enzimática da bactéria para duplicar o seu ácido nucleico e produzir novos organismos virais, a população viral aumenta até que a célula bacteriana seja lisada para que os fagos possam infectar novas células e continuar a sua multiplicação.
No ciclo lisogênico, o fago não suaviza a célula bacteriana, mas integra seu ácido nucleico com o da bactéria, permite que ele continue seu crescimento e duplicação até o vírus decidir entrar novamente na fase lítica, onde recupera sua informação genética e continua à atividade parasitária.
Bons estudos!
O ciclo lítico e o lisogênico são mecanismos de reprodução dos vírus bacteriófagos.
Em um primeiro momento, o bacteriófago chega a superfície da bactéricas e consegue injetar seu DNA dentro dela. A partir daí o ciclo lítico ou o lisogênico é desencadeado.
O ciclo lítico ocorre quando, após a injeção do DNA do bacteriófago, o DNA viral começa a se duplicar e a produzir proteínas que constituirão novos bacteriófagos. Isso ocorre até que ocorre a lise celular da bactéria, ou seja, ocorre rompimento celular e os bacteriófagos são liberados para que possam infectar novas células bacterianas.
O ciclo lisogênico ocorre na ocasião em que o vírus, ao entrar na célula bacteriana, integra seu DNA ao cromossomo da bactéria de forma que quando a bactéria se reproduz, o DNA do bacteriófago também é reproduzido. Depois disso, o ciclo lítico pode ser induzido em algum momento para que seja favorecida a disseminação do vírus.
Leia mais sobre o assunto: https://brainly.com.br/tarefa/5544824
Bons estudos!