Os B-bloqueadores são uma classe de medicamentos usados predominantemente para controlar ritmos cardíacos anormais e para proteger o coração de um segundo ataque cardíaco após um primeiro ataque cardíaco. Com base nos bloqueadores B-adrenérgicos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os B-bloqueadores têm a vantagem de não causar hipotensão ortostática apesar de reduzirem a pressão arterial PORQUE II- Os fármacos pertencentes a esta classe interagem também com receptores a-adrenérgicos. Assinale a alternativa CORRETA: A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. C) As asserções I e II são proposições falsas. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa correta letra: D.
Como interpretar a ação dos betabloqueadores?
I) Apesar de não haver um estudo de grande porte, em teoria, os beta-bloqueadores podem ser causadores de hipotensão ortostática, isso se dá, pelo seu efeito direto no sistema nervoso autônomo e ação direta nos vasos sanguíneos que são o primeiro sistema a ser recrutado ao levantar (para aumentar o retorno venoso e manter o débito cardíaco).
Alternativa incorreta.
II) Os beta-bloqueadores atuam mais em receptores beta, entretanto, há também atuação nos receptores alfa adrenérgicos, por isso, há a fabricação de medicamentos mais novos que realizam a ligação mais específica a determinados receptores.
- Por exemplo, o propanolol tem alta ação em receptores alfa já o carvedilol é mais específico para beta-bloqueio, mas também realiza a ação em alfa adrenérgicos.
Veja mais sobre Cálculo de medicações em: brainly.com.br/tarefa/44970076
#SPJ1