Os avanços tecnológicos que a ciência experimentou nos últimos tempos nos permite pensar que dentro em breve seres humanos viajarão pelo espaço sideral a velocidade significativas se comparadas para velocidade da luz do vácuo. imagine um astronauta terráqueo que do interior de uma nave que se desloca a uma velocidade igual a 60% da velocidade da luz à vista um planeta . ao passar pelo planeta ele consegue medir seu diâmetro encontrado o valor 4,8. 10⁶m .se a nave parasse naquelas proximidades e o diâmetro planeta fosse medido novamente o valor encontrado em 10 ⁶m, seria de?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: alternativa C
Explicação: para calcular a dilatação temporal, primeiro calcula-se o fator de Lorenz, que nos mostrará o “grau” de dilatação, em função da velocidade adotada.
Pelo enunciado, temos que a velocidade da nave é 0,6c, o que equivale a 60% da velocidade da luz. Substituindo na fórmula do fator de Lorenz, calcula-se que o fator é igual a 1,25.
Em seguida, calculamos o tamanho inicial, multiplicando-se o fator de Lorenz encontrado pelo diâmetro aparente, medido pelo astronauta. Ao fazer isso, verifica-se que o diâmetro real do planeta é 6, na grandeza de 10 a 6ª.
Anexos:
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás