Os avanços nas técnicas observacionais têm permitido aos astrônomos rastrear um número crescente de objetos celestes que orbitam o Sol. A figura mostra, em escala arbitrária, as órbitas da Terra e de um cometa (os tamanhos dos corpos não estão em escala). Com base na figura, analise as afirmações: I. Dada a grande diferença entre as massas do Sol e do cometa, a atração gravitacional exercida pelo cometa sobre o Sol é muito menor que a atração exercida pelo Sol sobre o cometas. II. O módulo da velocidade do cometa é constante em todos os pontos da órbita. III. O período de translação do cometa é maior que um ano terrestre. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas III. c) apenas I e II. d) apenas II e III. e) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Olá!
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Incorreta. De acordo com o Princípio da Ação-Reação, dada a grande diferença entre as massas do Sol e do cometa, a atração gravitacional exercida pelo cometa sobre o Sol tem a mesma intensidade que a atração exercida pelo Sol sobre os cometas.
II – Incorreta. De acordo com a 2ª Lei de Kepler, o módulo da velocidade do cometa é acelerado quando ele se aproxima do Sol e, retardado, quando se afasta.
III – Correta. O período de translação do cometa é maior que um ano terrestre. Comprovado pela 3ª Lei de Kepler que garante que corpos mais afastados do Sol têm maior período de translação.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b) apenas III.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
Letra B
Explicação: