Os autores Villaça & Travaglia (2006, p.47) indicam duas grandes modalidades de coesão: a coesão remissiva ou referencial e a coesão sequencial. Leia cuidadosamente as afirmações abaixo a respeito destes dois tipos, e assinale a alternativa que se refere a coesão referencial.
Soluções para a tarefa
As afirmações corretas as modalidades de coesão segundo Villaça e Travaglia são a II e a IV.
II- A coesão referencial ou remissiva cria uma relação de retomar o sentido de palavras anteriores.
IV- A coesão sequencial, torna-se importante para a progressão textual e desenvolvimento do texto.
Entendendo os dois tipos de coesão:
Vemos que a coesão referencial, é o tipo de coesão que garante a ligação de termos de uma frase, com uma escrita anteriormente. Essa ligação entre termos, gera o retorno a uma informação importante que foi passada, e assegurar que o leitor entenda quem é o sujeito ou a situação estabelecida na frase.
A coesão sequencial, é responsável para que um texto tenha, começo, meio e fim bem definidos. Vemos que a mesma é importante para que haja uma coesão entre as informações passadas e essa função, também traz uma clareza sobre os assuntos informados.
Resposta:
A resposta correta é: Todas estão corretas...
Explicação:
I. A coerência estilística trata da relação entre o estilo e a situação em que deve ser empregado.
II. A coerência genérica diz respeito às características do gênero textual em questão.
III. A coerência sintática depende do conhecimento de língua do usuário.
Justificativa: As modalidades citadas são as seguintes: “(1) Coerência sintática: depende do conhecimento linguístico dos usuários da língua. Exige o domínio do léxico, do uso dos conectivos, o respeito à ordem dos elementos da frase. (2) Coerência semântica: evidencia-se pelo uso adequado das palavras ou expressões e suas relações de sentidos produzidos no texto. (3) Coerência temática: ocorre quando os enunciados presentes no texto são importantes para o tema que se e á discutindo. (4) Coerência pragmática: precisa que em uma sequência de atos de fala eles e sejam relacionados adequadamente, não podendo em um mesmo ato realizarem-se diferentes ações, como perguntar e dar ordem, ou dar ordem e cantar. (5) Coerência estilística: depende das situações interativas em que o usuário da língua irá se encontrar. Para cada uma há um estilo apropriado que deve ser respeitado. (6) Coerência genérica: recai sobre as características do gênero textual, como finalidade, conteúdo, estilo e forma em conformidade com a prática social a ser realizada.” (p.72-3.)