Os atenienses passaram por algumas formas de governo diferentes antes de chegarem à democracia, que é uma forma de governo que representa a conquista das pessoas que eram excluídas da política (apesar da democracia ateniense não ser inclusiva). Entretanto, antes da democracia ser considerada a forma de governo aceita nessa cidade-Estado em questão, houveram muitas mudanças no regime anterior (aristocracia) para tentar adaptá-lo ao desejo da população insatisfeita. Dessas mudanças, podemos destacar as que ocorreram por influência do reformador Sólon (594AC) que propôs:
Soluções para a tarefa
Sólon propôs a abolição da escravidão por dívidas, libertação de devedores e devolução de terras confiscadas pelos credores eupátridas.
- Por qual motivo Sólon fez essas mudanças?
Em Atenas, se perpetuava a desigualdade social, haviam diversas crises e revoltas populares por causa da instabilidade política da cidade. Com isso, alguns legisladores - indivíduos convocados pela aristocracia para amenizar as tensões sociais evidentes - propuseram reformas. O primeiro foi Drácon (621 a.C.), redigiu as leis em forma escrita para acabar com qualquer manipulação da classe mais favorecida. Porém, as medidas não foram suficientes para calar a população e um novo legislador foi convocado, Sólon (594 a.C.), que trouxe a abolição a escravidão por dívidas, direito de qualquer pessoa prestar queixa - de modo a corrigir uma injustiça -, e propôs uma divisão de acordo com a renda de cada indivíduo.
- As medidas conseguiram ser eficientes?
Não! As suas modificações não agradaram os cidadãos e ocasionou mais revoltas, culminando a implantação de uma tirania - forma de governo com líderes autoritários que não tinham respeito pelas normas.
A intenção era aliviar as revoltas populares e evitar a tirania, entretanto esse fim não foi devidamente alcançado.
=> Para melhor compreensão:
https://brainly.com.br/tarefa/25922920
https://brainly.com.br/tarefa/1660541