História, perguntado por umjumentinho, 8 meses atrás

Os astecas possuiam amplos conhecimentos

de geométria e cálculo, como se pode perceber

nos monumentos que ergueram no centro do

México e também nois restos de aquedutos e

diques construídos por eles. Com esses metais

faziam joias refinadas e estatuetas que exigiam

conhecimento técnico e arte. Seus trabalhos

foram admirados pelos europeus, que os

conheceram no século XVI. O pintor alemão

Albrecht Dürer ficou encantado com uma peça de

ouro asteca que ele conheceu na corte do rei

espanhol Carlos V (1500-1558).

Com base no texto, é possível afirmar que o

artesanato asteca impressionou os europeus ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por 3691abril
9

Conhecimentos dos Aztecas

Sim, pode-se dizer que o artesanato dos Aztecas impressionou os Europeus, o que se confirma no excerto "Seus trabalhos foram admirados pelos Europeus (...) O pintor Albretcht Durer ficou encantado com uma peça de ouro Azteca".

De facto, não foi só o artesanato que impressionou os Europeus.

Quando Hermán Cortés e os Conquistadores chegaram à capital do Império Azteca, Tenochtitlán, ficaram maravilhados praticamente com tudo. A cidade era construída sobre o Lago Texcoco; havia muita organização nos mercados, ao invés das habituais discussões nas feiras Europeias; todas as crianças e adolescentes, ricas ou pobres, andavam na escola, e até misturadas, não havendo escolas para ricos e escolas para pobres, ideia que só foi debatido pelos Europeus já no século XX; o chefe de Estado era um Tatloani, que era escolhido pelos guerreiros, consoante as suas qualidades e conhecimentos, depois pelos sacerdotes, e só subia ao trono se o povo aprovasse; além disso, não era um título hereditário, podendo suceder qualquer um dos filhos, um irmão ou um sobrinho, ao contrário na Europa em que sucedia sempre o filho mais velho, quer as pessoas concordassem ou discordasse; já se escreviam livros como hoje se escrevem, para as pessoas se divertirem e entreterem a lê-los, quando na Europa o que se escrevia ou era religioso, ou eram cartas, ou apontamentos e leis do Rei, ou diários; a agricultura era muito avançada, sobre ilhas artificiais; havia sistema de esgotos e saneamento; realizavam-se já estudos médicos e dissecações, com os prisioneiros de guerra; as construções eram grandiosas; havia ouro, prata e platina em abundância; os metais eram trabalhados com perfeição; o povo não tinha de pagar impostos, só os povos conquistados; podia se subir ou descer de classe social pelo conhecimento e comportamento, e não pelo nascimento e riqueza, como acontecia na Europa.

A única coisa de que os Conquistadores não gostaram foram os inúmeros sacrifícios humanos que eram feitos. Os Aztecas, frequentemente, cortavam-se e enchiam um vaso com sangue, oferecendo-o aos Deuses. Aos escravos, retiravam-lhes o coração ainda vivos, ou então retiravam-lhes o sangue até à morte. Isto porque, segundo a Mitologia, os Deuses necessitariam de se alimentar de sangue, caso contrário o Universo terminaria.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.

Bons estudos!

Anexos:

umjumentinho: então com base no texto, é possível afirmar que o

artesanato asteca impressionou os europeus ?​ (sim) ou (não)
3691abril: Sim
3691abril: Essa resposta está no primeiro parágrafo.
Perguntas interessantes