Os artistas das novas mídias se afastaram da abstração em direção a um envolvimento com o mundo que os cerca. Ao utilizarem a fotografia, o filme e o vídeo – tecnologias que registram impressões da realidade física – passaram a mostrar a vida das pessoas comuns por meio do registro de imagens. Começa-se a celebrar o pluralismo a partir da proliferação universal das imagens e dos meios de comunicação de massa.
Leia, atentamente, os nomes dos artistas contidos na coluna A e as características de obras e estilos contidos na coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre elas.
Coluna A
I. Jeff Wall
II. Bill Viola
III. Damián Ortega
IV. Gerhard Richter
Coluna B
1. Ao subverter os significados e funções de objetos cotidianos como tijolos, cadeiras, relógios ou carros, o artista altera, decompõe e transforma os objetos, revelando seus componentes implícitos e simbólicos, criando formas híbridas.
2. Em Mímica (1982), uma das obras mais famosas do artista, ele mostra três pessoas com cerca de 20 e poucos anos andando por uma rua suburbana nos Estados Unidos em um dia quente e ensolarado. Um dos homens tem barba e segura a mão da namorada. À direita deles está um homem asiático. O homem de barba se vira na direção do asiático e levanta um dedo até o canto do próprio olho em um gesto racista.
3. Surgimento (2002), faz parte de uma série iniciada pelo artista, em 2000, intitulada As paixões, inspirada na arte devocional da baixa Idade Média e do início do Renascimento. A obra foi filmada em uma única tomada, em 35 mm, a uma velocidade sete vezes mais rápida que o normal. Na pós-produção, ele transferiu o filme em película para vídeo de alta definição e o desacelerou consideravelmente.
4. Para realizar suas “fotopinturas”, o artista projeta uma fotografia sobre a tela, traça os contornos e usa o original para a distribuição das cores. As camadas finas de pigmento conferem um aspecto desfocado às imagens. Em Retrato de Liz Kertelge (1966), por exemplo, o resultado parece capturar a nostalgia de um momento efêmero.
A sequência CORRETA dessa associação é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I - 2; II - 3; III - 1; IV - 4
Explicação:
I. Jeff Wall - 2. Em Mímica (1982), uma das obras mais famosas do artista, ele mostra três pessoas com cerca de 20 e poucos anos andando por uma rua suburbana nos Estados Unidos em um dia quente e ensolarado. Um dos homens tem barba e segura a mão da namorada. À direita deles está um homem asiático. O homem de barba se vira na direção do asiático e levanta um dedo até o canto do próprio olho em um gesto racista.
II. Bill Viola - 3. Surgimento (2002), faz parte de uma série iniciada pelo artista, em 2000, intitulada As paixões, inspirada na arte devocional da baixa Idade Média e do início do Renascimento. A obra foi filmada em uma única tomada, em 35 mm, a uma velocidade sete vezes mais rápida que o normal. Na pós-produção, ele transferiu o filme em película para vídeo de alta definição e o desacelerou consideravelmente.
III. Damián Ortega - 1. Ao subverter os significados e funções de objetos cotidianos como tijolos, cadeiras, relógios ou carros, o artista altera, decompõe e transforma os objetos, revelando seus componentes implícitos e simbólicos, criando formas híbridas.
IV. Gerhard Richter - 4. Para realizar suas “fotopinturas”, o artista projeta uma fotografia sobre a tela, traça os contornos e usa o original para a distribuição das cores. As camadas finas de pigmento conferem um aspecto desfocado às imagens. Em Retrato de Liz Kertelge (1966), por exemplo, o resultado parece capturar a nostalgia de um momento efêmero.
Resposta:
l-2, li-3, lll- 1, lv-4
Explicação:
corrigido