Português, perguntado por Usuário anônimo, 5 meses atrás

"Os artifícios literários que driblarama censura estão centrados na estruturação textual, na qual a disposição na narrativas repletas de vozes distintas não pode ser captada na sua plenitude ideológica por um leitor desatento, que se reserva à superficialidade e não se atenta às entrelinhas".

Explique o trecho acima e, em seguida, responda: quais os mecanismos usados pela escritora Lydia Fagundes para escapar do crivo da censura dos militares no contexto em que ela lançou a obra "as meninas"?

Alguém me ajuda por favor, estou tentando fazer a dias e não consegui entender nada :(

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
1

O romance As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, foi lançado em 1973, quando o Brasil estava em regime de exceção, com um governo militar.

Na época, havia censura. Livros ou matérias jornalísticas que falassem em ditadura ou mencionassem revolta política eram proibidos de circular.

  • A obra As Meninas aborda esses assuntos, porém não foi censurada porque a autora usou uma tática muito eficaz.
  • O livro tem um título inocente, "As Meninas", e a capa era ingênua. O livro não apresenta os temas polêmicos logo no início.

 

O exercício pergunta por mecanismos ou artifícios literários que tenham sido usados para esconder o conteúdo político. São eles:

  • Tecnicamente, a autora usa fluxo narrativo misturando continuamente tempos e vozes narrativas (às vezes, o narrador fala "eu", às vezes vira um narrador de terceira pessoa falando "Ela fez isso").
  • Isso torna difícil identificar temas isoladamente sem ler a obra inteira.
  • Como é preciso ler tudo para perceber alguns assuntos tratados, um censor folheando rapidamente não perceberia o conteúdo político.

 

A importância de As Meninas de Lygia Fagundes Telles

O romance As Meninas foi publicado em 1973, dois anos após o Ato Institucional Número 5, que instituiu forte censura no Brasil. O livro aborda um grupo de amigas em um internato.

  • Uma delas é uma ativista política. Ela e o namorado se reúnem clandestinamente para tramar ações de protesto e manifestações.
  • Também são enfocadas questões de sexualidade, uso de alucinógenos e feminismo.
  • Nenhum desses temas teria sido permitido pela censura se não estivesse escondido dentro do livro.

 

Continue aprendendo sobre Lygia Fagundes Telles aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/7627946

 

#SPJ1

Perguntas interessantes