Os antipsicóticos são fármacos amplamente utilizados no tratamento dos transtornos psiquiátricos.
Em relação ao antipsicóticos, assinale a alternativa correta.
a.
A quetiapina é um antipsicótico típico que pode provocar grave discinesia e acatisia
b.
A clorpromazina é um antipsicótico atípico de alta potência, com atividade anti-histamínica
c.
A ocorrência de sintomas extrapiramidais (SEP) é devido ao agonismo dopaminérgico na via nigroestriatal
d.
A elevação da prolactina relacionada ao uso dos antipsicótico ocorre em decorrência do bloqueio colinérgico na via túbero infundibular
e.
Os antipsicóticos atípicos podem ser definidos como antagonistas da serotonina-dopamina, exercendo antagonismo simultâneo dos receptores de serotonina 5HT2A e antagonismo dos receptores de dopamina D2
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A alternativa correta será E) Os antipsicóticos atípicos podem ser definidos como antagonistas da serotonina-dopamina, exercendo antagonismo simultâneo dos receptores de serotonina 5HT2A e antagonismo dos receptores de dopamina D2.
No tratamento da psicose podem ser utilizados diferentes meios, como a aplicação de medicamentos antipsicóticos, estabilizadores de humor e acompanhamento por terapia.
A utilização de antipsicóticos atípicos possui efeitos adversos reduzidos em relação as funções psicomotoras se comparados aos convencionais.
A sua atuação se baseia na afinidade com os receptores de serotonina e dopamina, bloqueando-os e auxiliando no controle da condição do paciente.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes