Os antigos filósofos, observando o grande volume de água de rios como o Nilo, Reno e outros, imaginavam que as chuvas eram insuficientes para alimentar tão consideráveis massas de água. Foi no século XVIII que Pierre Pernault mediu a quantidade de chuva durante três anos na cabeceira do rio Sena. Também mediu o volume de água do referido rio e chegou à conclusão de que apenas a sexta parte se escoava e o restante era evaporado. LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989 (adaptado).
A investigação feita por Pierre Pernault contribuiu diretamente para a explicação científica sobre Escolha uma:
a. ciclo hidrológico.
b. intemperismo químico.
c. erosão pluvial.
d. rede de drenagem.
e. degelo de altitude.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a. ciclo hidrológico.
Explicação:
De acordo com o texto, para os filósofos antigos, o volume das águas dos rios não seriam originados apenas pelas chuvas, já para Pierre, o volume das águas dos rios são apenas a sexta parte do volume das chuvas. Assim, percebe-se uma relação com o ciclo hidrológico, já que esse ciclo explica todas as etapas da água na terra, desde a formação das chuvas, até a formação de lagos, rios e mares. Se possível der uma pesquisada sobre o assunto que você vai entender melhor.
a. ciclo hidrológico.
O texto acima narra com bastante precisa como ocorre o ciclo hidrológico na terra, as águas do rio evaporam, formando nuves de chuva e assim precipitanto de devolvendo as águas para os rios, mantendo um ciclo cosntante.
Quando Pierre estuda sobre os volumes e como eles ocorrem, ee chega a uma conclusão que é utilizada até hoje, o ciclo é constante. Por isso essa opção é de grande importância para ainda o desenvolvimento humano na terra.