Os “anos dourados”, como ficou conhecida parte da década de 1950, estão relacionados ao governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Sobre seu governo, a alternativa correta: *
1 ponto
(A) Com o intuito de evitar o golpe organizado pela UDN, Juscelino Kubitschek assumiu o governo por meio do “golpe preventivo” de Henrique Lott.
(B) Uma das características do governo de Juscelino Kubitschek foi o nacional-desenvolvimentismo, com a participação do capital externo.
(C) O Plano de Metas desenvolvido por Juscelino Kubitschek trouxe como meta síntese a ampliação da malha rodoviária, justificada pela instalação de indústrias automotivas no país.
(D) Juscelino Kubitschek precisou tomar diversos empréstimos internacionais, principalmente para sustentar seu projeto de ampliar o número de estatais de bens de consumo duráveis.
(E) As transformações implementadas pelo governo de Juscelino Kubitschek fizeram com que ele fosse retirado da presidência pelos militares.
Soluções para a tarefa
Resposta: D
Explicação:
A - O golpe preventivo realmente aconteceu, mas Kubitschek não chegou a assumir por meio dele, embora o mesmo tenha preservado a sua posição.
B - O governo de Kubitschek, muito pelo contrário, foi marcado pelo incentivo à chegada das multinacionais ao país. Nacional-desenvolventismo foi uma característica do governo de Vargas.
C - A chegada dos automóveis ao Brasil tornou desnecessário o investimento nas ferrovias.
D - De fato, tanto é que o governo de JK veio a expandir a dívida externa do país. Foi tanto empréstimo que causou um rompimento nas relações entre o Fundo Monetário Internacional e o Brasil.
E - Negativo, ele finalizou o seu mandato com sucesso em 1961.
Espero ter ajudado!
Resposta:
D
Explicação:
A divida do Brasil aumentou, resultando até mesmo no rompimento do fundo internacional monitario com o própio Brasil. (: