Administração, perguntado por jonasmarcoscoutinho, 11 meses atrás

Os anos de 1990, do século XX, foram marcados por grandes transformações nos âmbitos político, econômico, social e cultural que afetaram todo o planeta, uma vez que, nesse período, já se observava os processos intensos da globalização. Essas mudanças fizeram emergir um novo conceito de empreendedorismo, predominantemente social. Considerando que as diferenças entre empreendedorismo capitalista e social são frutos desse período, assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre o contexto e o surgimento do empreendedorismo social.
a)
As tecnologias de comunicação e informação impulsionadas a partir da globalização contribuíram para o surgimento do empreendedorismo social.
b)
As formas de governo das nações capitalistas expandem a racionalidade neoliberal após a globalização e impulsionam a emergência do empreendedorismo social e das ações do terceiro setor.
c)
A globalização afetou o contexto econômico, promovendo maior competitividade entre as empresas privadas e favorecendo, dessa forma, o empreendedorismo social.
d)
Durante o processo de globalização houve uma expansão das ideologias de cunho socialista, que promoveram o social e as suas ações empreendedoras sociais.
e)
A globalização fez com que as relações de emprego e trabalho se reconfigurassem, aumentando a concorrência entre as pessoas e as empresas e expandindo o empreendedorismo social que se vale dessa lógica.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
25

a) As tecnologias de comunicação e informação impulsionadas a partir da globalização contribuíram para o surgimento do empreendedorismo social.

Correto. As novas tecnologias, espcialmente as de informação, tem papel importante no desenvolvimento do empreendedorismo social, dado que este faz uso de plataformas digitais.

b) As formas de governo das nações capitalistas expandem a racionalidade neoliberal após a globalização e impulsionam a emergência do empreendedorismo social e das ações do terceiro setor.

Falso. O capitalismo não tem interesse no desenvolvimento do empreendedorismo social. É possível dizer, de acordo com o viés do autor dessa questão, que o empreendedorismo social cresceu a despeito do capitalismo.

c) A globalização afetou o contexto econômico, promovendo maior competitividade entre as empresas privadas e favorecendo, dessa forma, o empreendedorismo social.

Falso. A globalização acabou fomentando a formação de monopólios, o que reduz a competitividade.

d) Durante o processo de globalização houve uma expansão das ideologias de cunho socialista, que promoveram o social e as suas ações empreendedoras sociais.

Falso. A globalização se caracteriza pela expansão das ideologias de cunho capitalista, e não socialista.

e) A globalização fez com que as relações de emprego e trabalho se reconfigurassem, aumentando a concorrência entre as pessoas e as empresas e expandindo o empreendedorismo social que se vale dessa lógica.

Falso. Não há concorrência entre pessoas e empresas.

Respondido por vchinchilla22
11

Alternativa Correta: A

Bill Drayton é conhecido como o pai do empreendedorismo social, pois foi ele quem cunhou o termo Empreendedor Social para se referir a pessoas que enfrentam de forma inovadora, com toda a sua energia, paixão e tenacidade para resolver os problemas mais importantes em nossas sociedades.

Tudo começa com as origens da economia social, no século XIX, que se definiam como a atividade econômica na qual as pessoas que trabalham para uma empresa não apenas buscam atingir as metas financeiras, mas também as encontram sem explorá-las. nem destruir o meio ambiente e torná-lo uma experiência de trabalho gratificante.

Leon Walras e John Stuart Mill designaram esse termo para as novas empresas que geraram soluções para os problemas produzidos pelo capitalismo. Ele teve um forte ataque nos anos 70 devido à difícil crise econômica mundial que causou o desemprego de milhões de pessoas.

Como conseqüência, as pessoas passaram a gerar trabalho por conta própria, aproveitando a oportunidade para enxergar oportunidades nas novas necessidades da época, principalmente em populações com menos recursos, desenvolvendo ações que favoreciam o cuidado ao meio ambiente, entre outras.

Perguntas interessantes