“Os anos 1980 assistiram a uma forte mudança de concepção da relação do homem com o meio ambiente. A Constituição de 1988, por exemplo, dedicou um capítulo ao meio ambiente, tratado como direito de todos os brasileiros e essencial à qualidade de vida. Houve uma evolução no conceito de reserva legal, que deixou de ser uma reserva de sustentação e de uso da propriedade e passou a ser uma reserva biológica, de preservação das espécies vegetais e animais. Essa evolução era necessária, mas a mudança do conceito mudou também o tratamento que cada proprietário dava à sua área." Fonte: . Acesso em: 23 ago. 2017. Sobre as disposições constitucionais, analise as afirmativas a seguir:
I. Em 1824, data da primeira Constituição Brasileira, não havia relato sobre o tema ambiental. Naquela época, o Brasil exportava produtos agrícolas e minerais, inexistindo proteção ambiental.
II. Na segunda Constituição Brasileira de 1891 houve a competência da união para legislar sobre minas e terras, com objetivo claro de proteger os interesses da burguesia e institucionalizar a exploração do solo (art. 34, n.º 29).
III. A Constituição de 1967, conforme art. 172, estavam sob proteção especial do Poder Público os documentos, as obras e os locais de valor histórico ou artístico, os monumentos e paisagens naturais notáveis, como as jazidas arqueológicas.
IV. A Constituição Federal de 1988 dispõe que: todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como os de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
I, II, III e IV. Todas estão corretas conforme pagina 28 e 29 do livro.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás