Os animais são seres aeróbios, ou seja, que utilizam oxigênio para a respiração. Explique-me como foi possível o surgimento desse tipo de organismo ao longo da formação da atmosfera.
Soluções para a tarefa
Olá!
Cerca de 2 bilhões de anos atrás, as cianobactérias haviam produzido oxigênio suficiente para modificar substancialmente a atmosfera da Terra.
O metabolismo aeróbico (respiração) surgiu em evolução após a fotossíntese oxigenada, liberando oxigênio na atmosfera, que havia sido muito escasso até então. Inicialmente, representava uma maneira de neutralizar a toxicidade do oxigênio, em vez de uma maneira de aproveitá-lo.
Como a oxidação da glicose e de outras substâncias libera muito mais energia do que seu uso anaeróbico, por exemplo, fermentação, os seres aeróbicos logo se tornaram os organismos dominantes na Terra.
Segundo a teoria da endossimbiose, o ancestral comum dos organismos eucarióticos (com células nucleadas) adquiriu a capacidade de realizar o metabolismo aeróbico, integrando bactérias aeróbias como uma organela permanente, chamada mitocôndria
Resposta:
Foi possível graças aos seres anaeróbicos fotossintetizantes.
Explicação:
Foi possível graças aos seres anaeróbicos fotossintetizantes, que produziam oxigênio para a atmosfera terrestre, possibilitando a vida dos outros seres.