Biologia, perguntado por Heroidesconhecido, 10 meses atrás

os anfíbios evoluiram a partir de quais animais? cite as principais característica dos anfíbios

Soluções para a tarefa

Respondido por MariaLuiza0630
1

a partir dos peixes de especies de crossopterygians.

anfibios sao vertebrados cuja caracteristica fundamentl e o desenvolvimento na fase larvaria em meio aquatico e na fase adulta em meio terrestre.

caracteristicas: a maioria dos anfibios possui 4 membros pentadactilos para loomoçao em terra

pele umida e lisa, glandulifera e sem escamas externas, apta para a respiraçao cutanea

dentes pequenos e esqueleto em grande parte ossificado

Respondido por HellFive
0

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a conquistar a terra firme (veja mais aqui), pois todas as outras formas de vida dependiam do meio aquático para sobrevivência. De acordo com evidências fósseis datadas em 400 milhões de anos (Período Devoniano), os anfíbios evoluíram a partir dos peixes pulmonados de nadadeiras lobadas semelhantes aos Celacantos, dando origem ao grupo dos tetrápodes, na qual incluem inclusive nós humanos. Cinco espécies de peixes Crossopterygios deram origem aos anfíbios. Inicialmente, os anfíbios eram bastante diferentes de como os conhecemos hoje: a espécie só adquiriu a forma atual há 250 milhões de anos. O recorde de idade da existência dos anfíbios é decorrente do registro de pegadas encontradas no sul do Brasil. O fóssil mais antigo de um anfíbio com a forma atual das rãs (ou sapos), conhecido como Triadobatrachus foi encontrado em excelente estado de preservação, em Madagascar, em uma decomposição de sedimentos datada do Período Triásico a cerca de 225 milhões de anos atrás (Blaustein, et al. 1995).

O mais antigo sapo conhecido é “Vieraella herbsti” datado do Jurássico Inferior. Sabe-se a partir das impressões da porção dorsal e ventral que ele tinha cerca de 33 mm. O Notobatrachus degiustoi do Jurássico médio é um pouco mais jovem (155-170 milhões de anos e as principais alterações evolutivas nesta espécie envolve o encurtamento do corpo e a perda da cauda. É provável que a evolução do Anura moderna foi concluída no período Jurássico. Desde então, as mudanças evolutivas no número de cromossomos foram realizadas cerca de vinte vezes mais rápidas em mamíferos do que em sapos, o que significa que a especiação ocorre mais rapidamente em mamíferos (Wilson et al.1974)

Fósseis de rã foram encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida, mas evidências biogeográficas sugerem que eles também habitaram a Antártida em uma época de clima mais quente (Evans et al, 2008)

Os primeiros grandes grupos de anfíbios surgiram no período Devoniano, a partir de peixes de nadadeiras lobadas semelhante ao celacanto moderno e peixes pulmonados (Evolution of amphibians – ver referência) que tinha evoluído barbatanas multi-articuladas com dígitos que lhes permitiu rastejar ao longo do fundo do mar. Alguns peixes desenvolveram pulmões primitivos para ajudá-los a respirar o ar quando estava restritos as poças de águas pobre em oxigênio em pântanos do Devoniano. Eles também poderiam usar suas barbatanas fortes para içar-se para fora da água caminhar em terra seca. Eventualmente, suas nadadeiras ósseas evoluíram para membros e eles se tornaram os ancestrais de todos os tetrápodes, incluindo anfíbios modernos, répteis, aves e mamíferos. Apesar de ser capaz de rastejar em terra, muitos destes peixes tetrapodomorphos pré-histórico ainda passaram a maior parte de seu tempo na água. Eles começaram a desenvolver os pulmões, mas ainda respirava predominantemente com brânquias (Carroll et al.1977).

Perguntas interessantes