Os amores e os mísseis
Anarda, sou de ti cativo,
mas deploro este amor pungente.
Pouco importa que ele esteja vivo,
se há mísseis sob o sol cadente.
Já não posso, Almena, ofertar-te
nem o beijo nem a canção.
Mísseis cobrindo toda a parte
acinzentam meu coração.
Márcia gentil, para um momento,
considera as nuvens difíceis.
Novas más perpassam no vento
em lugar de mil flores, mísseis.
Ouve, Nerina, meu queixume:
como te amar, cheia de graça?
Em meu peito esmorece o lume,
com os mísseis vem a desgraça.
Ai, Eulina, abro mão — que pena —
de teus encantos mais suaves.
Extinguiu-se a vida serena,
mísseis assustam homens e aves.
Nise, Nise, que em áureas horas
minha doçura foste, hoje és
condenada à morte, e choras,
pois há mísseis sob teus pés.
Não peço, Glaura, teus afagos,
que amanhã serão pó tristonho
entre bilhões de crânios vagos:
negam os mísseis todo o sonho.
Tirce amada, volve-me o rosto
e despreza meus madrigais
redolentes ao luar de agosto.
Grasnam os mísseis: Nunca mais.
Meiga e bela Marília, o Arconte
taciturno olha para mim.
Na áspera linha do horizonte,
eis que os mísseis decretam: Sim.
Sim, pereça todo prazer
e das amadas toda a glória.
Com seu satânico poder,
os mísseis enterram a História.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. R. J.: Nova Aguilar, 2002, p. 1254-1255. Adaptado.)
QUESTÃO 11
Ao recorrer ao estilo árcade, Carlos Drummond de Andrade produziu
A)
um poema com a temática de um estilo caracterizado pela profusão de conflitos.
B)
uma construção linguística elaborada, evitando a ocorrência de anacronismo.
C)
um pastiche de um estilo alienante, incapaz de refletir aspectos da vida social.
D)
uma contraposição irônica entre a vida contemporânea e o idílio bucólico.
Soluções para a tarefa
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6
Resposta:
Olá, Boa noite!
É alternativa C), eu acho tá
espero te la ajudada!
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14
Está correta a assertiva d.
Isso porque a literatura árcade apresenta como principais características a valorização da mitologia da natureza, por intermédio de um retorno aos ideias inerentes ao classicismo.
As principais temáticas certamente eram: "Fugere urbem", onde o desejo do indivíduo voltava-se para a fuga da vida urbana, seguindo m destino da natureza.
"Carpe Diem", onde uma ideia de aproveitamento da vida, aproveitando o presente e fugindo da efemeridade do tempo era o grande foco do eu lírico.
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