Os alimentos podem ser classificados pelas transformações que sofreram ao longo da sua produção até o seu consumo. De acordo com essa classificação, os alimentos podem ser categorizados como: in natura ou minimamente processados, processados ou ultraprocessados.
Outra classificação possível é pelos tipos de nutrientes que formam esse alimento: carboidratos, gorduras ou proteínas. Dependendo do tipo de nutriente predominante, seu corpo pode utilizá-lo para diferentes finalidades.
Os carboidratos
Também conhecidos como açúcares, eles são abundantes em nossa dieta. Fonte básica de energia, quando são absorvidos em excesso, o corpo pode transformar os carboidratos em substâncias de reserva: as gorduras.
Geralmente os alimentos formados por carboidratos são digeridos rapidamente. Contudo, alguns carboidratos de origem vegetal podem estar protegidos por cascas de fibras vegetais. Como essas fibras não são facilmente digeridas, esses carboidratos acabam não sendo absorvidos pelo nosso corpo. Eles contribuem muito para a formação das fezes e para o funcionamento saudável do nosso sistema digestório, mas não são utilizados como fonte de energia.
Para um desenvolvimento saudável, cerca de 60%, ou seja, 6/10 da ingestão de calorias diárias, deve ser feita a partir de carboidratos.
Exemplos de alimentos ricos em carboidratos: arroz, feijão, batata, macarrão, mandioca, pães, verduras, legumes, frutas, refrigerantes e sucos.
As gorduras
Também conhecidas como lipídeos, podem ser encontradas em alimentos de origem animal ou vegetal. Nos alimentos de origem animal, geralmente, as gorduras são encontradas em maior quantidade do que nos alimentos de origem vegetal.
As gorduras possuem um grande poder calorífico, ou seja, podem gerar grande quantidade de energia. Muitas substâncias fundamentais para o pleno desenvolvimento de nosso corpo são feitas a partir de gorduras.
Para um desenvolvimento saudável, cerca de 20%, ou seja, 2/10 da ingestão de calorias diárias, deve ser feita a partir de gorduras.
Exemplos de alimentos ricos em gorduras: óleos de milho, óleo de soja, azeite, bacon, manteiga e margarina. Muitos desses produtos são utilizados na preparação de frituras.
As proteínas
São utilizadas na construção de inúmeras estruturas importantes para o nosso corpo, bem como para a realização das mais diferentes finalidades, como reprodução de células e produção de outras proteínas que constituem o sangue, os ossos, os músculos, os cabelos, as unhas, hormônios, anticorpos, enzimas etc.
Para um desenvolvimento saudável, cerca de 20%, ou seja, 2/10 da ingestão de calorias diárias, deve ser feita a partir de gorduras.
Exemplos de alimentos ricos em proteínas: carnes (peixes, bovinas, frango etc.), ovos, leite, requeijão e iogurte.
Retome o seu diário alimentar. Circule os alimentos com diferentes cores de acordo com os diferentes grupos alimentares. Observe que alguns alimentos apresentam predomínio de dois grupos distintos de nutrientes. Por exemplo, uma barra de chocolate possui muitas gorduras e muitos carboidratos. Já os queijos podem apresentar grandes quantidades de gorduras e de proteínas. Por esse motivo, circule-os com as cores correspondentes aos dois grupos.
1)Como podemos classificar os alimentos de acordo com as transformações que sofrem de sua produção até o consumo?
2)Em que os carboidratos absorvidos em excesso são transformados pelo corpo?
3)Alguns carboidratos de origem animal são protegidos pelo quê?
4)Em quê são utilizados os carboidratos não absorvidos?
5)Cite alimentos ricos em carboidratos
6)Onde encontramos em maior quantidade gorduras: nos alimentos de origem animal ou nos alimentos e origem vegetal?
7)Oque as gorduras possuem?
8)Cite alimentos ricos em gorduras
9)Para que são utilizadas as proteínas?
10)Cite alimentos ricos em proteínas
11)Segundo o texto, que nutrientes devem ser consumidos em maior quantidade (porcentagem) pelo ser humano em sua dieta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. No Brasil, o geógrafo Aziz Ab'Saber foi o responsável por fazer essa classificação.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
História,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás