Biologia, perguntado por anapgoncalves55, 5 meses atrás

os agentes causadores, formas de transmissão, prevenção e tratadas seguintes doenças: - cólera - dengue - raiva - covid - varíola do macaco​

Soluções para a tarefa

Respondido por ana815542
3

Resposta:

CÓLERA

(agentes causadores e transmissão) - A cólera é uma doença que afeta o intestino delgado e é causada pela bactéria Vibrio cholerae, que entra no organismo de um indivíduo por meio do consumo de água e de alimentos que foram previamente contaminados pelo bacilo. Essa é uma doença relacionada majoritariamente à higiene e ao saneamento básico sendo que em regiões onde há uma falta de infraestrutura básica, como redes de esgoto, é comum ter vários casos de cólera assolando a população local.

(prevenção e tratamento) - Para tratar a cólera, o tratamento consiste na reposição dos líquidos e minerais que são perdidos na diarreia. Além disso, o paciente pode tomar antibióticos com o objetivo de matar a bactéria causadora da cólera. Pessoas que vão viajar para regiões endêmicas de cólera podem tomar uma vacina contra a cólera, que protege durante curtos intervalos de tempo e serve como uma forma de prevenção da cólera.

DENGUE

(agentes causadores e transmissão) - A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.

(prevenção e tratamento) - Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção.

RAIVA

(agentes causadores e transmissão) -  A raiva é transmitida pela saliva infectada de morcego e alguns mamíferos, como animais domésticos. O vírus, do gênero Lyssavirus, entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada e percorre até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação e gera os sintomas da doença

(prevenção e tratamento) -A raiva não tem cura estabelecida, sendo a única forma de prevenção por meio da vacinação.

Explicação:

COVID -

(agentes causadores e transmissão) - Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais e humanos. Em humanos, os coronavírus provocam infecções respiratórias, que variam do resfriado comum a graves doenças, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto, recentemente, causa a doença COVID-19. Transmissão: catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

(prevenção e tratamento) - Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água. Prevenção para o Covid-19: use máscara, lave suas mãos, mantenha uma distância segura e tome todas as doses de vacina.

VARÍOLA DO MACACO -

(agentes causadores e transmissão) - A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.

(prevenção e tratamento) - O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. A varíola dos macacos tem cura e de forma geral, não é necessário tratamento específico, já que o vírus costuma ser eliminado pelo próprio sistema imunológico

Perguntas interessantes