"Os africanos não escravizavam africanos, nem ser reconheciam então como africanos. Eles se viam como membros de uma aldeia, de um conjunto de aldeias, de um reino e de um grupo que falava a mesma língua, tinha os mesmos costumes e adorava os mesmos deuses. Eram, ainda que pudessem ignorar estes nomes – que muitas vezes lhes eram dados por seus vizinhos ou adversários –, mandingas, fulas, bijagós, axantes, daomeanos, vilis, iacas, caçanjes, lundas, niamuézis, macuas, xonas – e escravizavam os inimigos e estranhos. Quando um chefe efique [...] vendia a um navio europeu um grupo de cativos ibos, não estava vendendo africanos nem negros, mas ibos, uma gente que, por ser considerada por ele inimiga e bárbara, podia ser escravizada. E quando negociava um efique condenado por crime, vendia quem, por força da sentença, deixara de pertencer ao grupo"
(SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 88-89)
De acordo com o texto acima, é possível dizer que a escravidão foi culpa exclusiva dos habitantes do continente africano? Justifique sua resposta com argumentos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta: Não.
Os motivos pela qual os africanos escravizavam outras tribos não era tão diferente dos portugueses. Esses que, havia grande influência da igreja Católica, que considerava o povo africano como ''Pessoas sem alma'', ou ''praticantes do islamismo''.
Mas, os africanos não escravizavam os outros povos por conta da cor da pele, e também em sua maioria escravizava por rivalidade ou dívida.
deividyterra:
Muito obrigado! :)
Perguntas interessantes