História, perguntado por deividyterra, 11 meses atrás

"Os africanos não escravizavam africanos, nem ser reconheciam então como africanos. Eles se viam como membros de uma aldeia, de um conjunto de aldeias, de um reino e de um grupo que falava a mesma língua, tinha os mesmos costumes e adorava os mesmos deuses. Eram, ainda que pudessem ignorar estes nomes – que muitas vezes lhes eram dados por seus vizinhos ou adversários –, mandingas, fulas, bijagós, axantes, daomeanos, vilis, iacas, caçanjes, lundas, niamuézis, macuas, xonas – e escravizavam os inimigos e estranhos. Quando um chefe efique [...] vendia a um navio europeu um grupo de cativos ibos, não estava vendendo africanos nem negros, mas ibos, uma gente que, por ser considerada por ele inimiga e bárbara, podia ser escravizada. E quando negociava um efique condenado por crime, vendia quem, por força da sentença, deixara de pertencer ao grupo"
(SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 88-89)


De acordo com o texto acima, é possível dizer que a escravidão foi culpa exclusiva dos habitantes do continente africano? Justifique sua resposta com argumentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por anajunx
10

Resposta: Não.

Os motivos pela qual os africanos escravizavam outras tribos não era tão diferente dos portugueses. Esses que, havia grande influência da igreja Católica, que considerava o povo africano como ''Pessoas sem alma'', ou ''praticantes do islamismo''.

Mas, os africanos não escravizavam os outros povos por conta da cor da pele, e também em sua maioria escravizava por rivalidade ou dívida.


deividyterra: Muito obrigado! :)
Perguntas interessantes