“Os africanos foram trazidos do chamado “continente negro” para o Brasil e, em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variam muito. Estima-se que entre 1550 e 1855 entraram pelos portos brasileiros milhões de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino.” (FAUSTO, Boris. História do Brasil, EDUSP, p. 51)
Sobre o tráfico de escravos e a escravização de africanos, a afirmativa ERRADA é:
Escolha uma:
a. Os traficantes de escravos baianos eram mais ligados à Costa da Mina, a Guiné e ao Golfo de Benin. Os traficantes de escravos do Rio de Janeiro obtinham escravos, sobretudo em Angola.
b. O tráfico negreiro era tão lucrativo que, pelo seu controle, lutavam, durante 3 séculos, Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França.
c. No século XVI, a Guiné (Bissau e Cachen) e a Costa da Mina, forneceram o maior número de escravos. No século XVII em diante, as regiões mais ao sul da costa africana – Congo e Angola – tornaram-se centros exportadores importantes.
d. No Brasil do século XVII, no início da implantação do empreendimento cafeeiro, os portugueses recorreram à escravização indígena para metrópole portuguesa, no entanto, o cativeiro indígena não gerava ganhos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
c
Explicação:
Durante os séculos 16, 17 e a primeira metade do século 18, os chefes políticos e mercadores da África Centro-ocidental, em particular o território presentemente ocupado por Angola, forneceram os escravos utilizados em todas as regiões da América portuguesa
felipindahornet:
vlw mn
Perguntas interessantes
Física,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Informática,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás