Os acontecimentos de Terra Firme nos provaram que as instituições verdadeiramente representativas não são adequadas ao nosso caráter, costumes e conhecimentos atuais. Em Caracas, o espírito de partido teve sua origem nas sociedades, assembleias e eleições populares, e estes partidos nos levaram à escravidão. Assim como a Venezuela tem sido a república americana que mais tem aperfeiçoado suas instituições políticas, também tem sido o mais claro exemplo da ineficácia da forma democrática e federal para nossos nascentes Estados. [...] Enquanto nossos compatriotas não adquirirem os talentos e as virtudes políticas que distinguem os nossos irmãos do norte, temo que os sistemas inteiramente populares, longe de nos serem favoráveis, venham a ser nossa ruína. Infelizmente estas qualidades, na medida requerida, parecem estar muito distantes de nós; pelo contrário, estamos dominados pelos vícios que se contraem sob a direção de uma nação como a espanhola, que apenas se tem sobressaído em crueldade, ambição, vingança e cobiça.
BOLÍVAR, Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. In: Simón Bolívar: política. São Paulo: Ática, 1983, p. 84.
Com base nas informações expostas acima, analise as asserções abaixo:
I. Bolívar nos diz que os sistemas verdadeiramente populares não eram adequados para os novos Estados da América. Em sua visão, os sistemas representativos não eram ajustados ao caráter, aos costumes e aos conhecimentos dos povos da América espanhola.
PORQUE
II. A expressão “irmãos do norte” é utilizada para se referir aos Estados Unidos, considerados um exemplo de “talentos e virtudes políticas”. A Espanha, por sua vez, é caracterizada pela “crueldade, ambição, vingança e cobiça”.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
Letra c
Perguntas interessantes
Física,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás