ORIGEM DOS QUILOMBOS
Os quilombos eram espécies de comunidades compostas por ex-escravos que fugiam das fazendas na época do Brasil Colonial. ... Os quilombolas eram aqueles que habitavam os quilombos, ou seja, ex-escravos de origem africana que conseguiam fugir das fazendas e engenhos e buscavam moradia nestes quilombos.
COMUNIDADES QUILOMBOLA NA ATUALIDADE
A situação atual das comunidades quilombolas no Brasil. O presente trabalho tem o objetivo de fazer fuma abordagem analítica sobre a situação dos quilombos no Brasil atualmente, recorrendo, inicialmente, os traços históricos da formação e instalação das comunidades quilombolas desde o Brasil escravocrata, até o desenvolvimento da contemporaneidade e da legislação pertinente ao assunto, assim como do vínculo entre quilombolas e seus territórios. Durante o desenvolvimento do texto será abordada a questão de demarcação territorial, bem como as consequências que podem ser nitidamente percebidas após um longo processo de escravização, resistência, libertação e continuidade da segregação racial.
Palavras-chave: quilombos, comunidades quilombolas, território, legislação pertinente, resistência.
Mãe Bonifácia
O ponto de partida para escrever sobre essa personalidade histórica é ter sido negra, e ter residido na região onde está instalado o parque, distante 15 km do centro urbano. O pouco que se sabe é confuso. Alguns a tem como curandeira e controladora do acesso a um quilombo (a área era habitada por quilombolas). Porém, alguns cronistas, como Francisco Alexandre Ferreira Mendes relata que Mãe Bonifácia nunca foi escrava, vivendo da venda e ensino de renda de bilros, e também da venda de hortaliças. A sua casa, considerada uma boa edificação para sua condição social, foi construída próxima a uma várzea, num desaguadouro do Córrego do Caixão. O nome do córrego, na rua Cursino Amarante foi canalizado entre 1978/79, e tem esse nome porque garimpeiros cavaram um retângulo em forma de caixa perto da nascente, e com as enxurradas ampliou esse buraco, virando um "caixão". O Córrego do Caixão recebia águas do Córrego do Vicente, que não existe mais.
CULINÁRIA
São as comidas que os nossos antepassados usavam para sua própria sobrevivência, como arroz com frango caipira, farofa de carne seca, arroz com palmito, feijão com frango, farofa de carne seca com feijão, arroz com carne de porco, toucinho com feijão, café com caldo de cana, cará, tabacui, paçoca de cará com torresmo, bolo certo, beiju, coruja, cuscus, canjica, lingüiça caipira e caldo de betara e muitos outros. Ainda são feitas para o consumo da família ou por toda a comunidade em festas e outras ocasiões especiais.
RELIGIÃO
Nas comunidades quilombolas, hoje, existem três religiões predominantes: o catolicismo, o candomblé e o evangelismo. Algumas possuem apenas uma religião, porém, o mais comum é que, numa mesma comunidade, predominem duas ou três religiões diferentes.
DANÇA
Quilombo é o nome de uma dança existente em Alagoas. É considerado como uma sobrevivência histórica do Quilombo de Palmares, que a partir de meados do século XVIIl se estabeleceu em terras da Comarca das Alagoas, então pertencente à Capitania de Pernambuco, mais particularmente na Serra da Barriga, no local onde hoje se situa a cidade de União dos Palmares.
Alguém poderia fazer um TEXTO ARGUMENTATIVO com essas informações sobre o Quilombo e as Comunidades Quilombolas????
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Os quilombos era um grupo de escravos que fugiram
das fazendas. Eles "surgiram" no período
da escravidão no século XVII e XVIII. As
pessoas negras que tinham a sorte de conseguir
fugir se refugiavam com outros que estavam na
mesma situação em locais escondidos em meio á mata.
Quilombolas são os atuais habitantes de comunidades
negras rurais formadas por descendentes de africanos
escravizados, que vivem, na sua maioria, da agricultura
de subsistência em terras doadas,
compradas ou ocupadas há bastante tempo.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás