Artes, perguntado por nop12, 4 meses atrás

Organize os resultados de sua pesquisa em forma de texto único “Sobre o passinho “

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Respondido por pedrolomeu
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RESUMO

Lida com o objeto de pesquisa o Passinho, forma de se dançar funk originária das  periferias do Rio de Janeiro, que acabou, nos últimos anos, se tornando um  movimento de grande destaque na cena cultural brasileira. Utiliza estudos  multidisciplinares que ajudam a basear a compreensão do fenômeno e suas  implicações sociais, culturais e midiáticas, em busca da construção de um caminho  bibliográfico que sustente a territorialização do movimento a partir do ímpeto dos  corpos dos dançarinos, atravessando também as periferias urbanas do Rio de  Janeiro e o ambiente midiático. Os  temas gerais abordados ao longo dos capítulos do texto são algumas questões em  torno do corpo que dança aplicáveis ao objeto de pesquisa, o ambiente cultural que  deu origem ao fenômeno, a descrição do objeto de pesquisa, assim como seu lugar  histórico em meio ao movimento do funk carioca, e algumas considerações sobre a  repercussão midiática em torno do Passinho.

INTRODUÇÃO

Há os que o amam e há os que o odeiam. O funk carioca, em seu sinuoso percurso  desde os anos 80 até agora, vai e volta aos ápices na cena musical brasileira, muda,  se reinventa, renasce repleto de novidades e volta a brilhar. Enquanto se destaca  como um dos principais gêneros musicais ouvidos nas periferias brasileiras, sua  relativa visibilidade nos programas de televisão, de rádio e na programação das  casas noturnas nos últimos anos faz com que seja comum detectar a presença do  ritmo nas mais diversas pautas, conversas e gostos musicais. Aqui, evocaremos  como objeto de estudo o Passinho - forma de se dançar funk originária na periferia  Rio de Janeiro – bem como algumas de suas características estéticas e  socioculturais e as formas de sociabilidade e atuação simbólica da dança entre um  público específico – por meio de estudos inseridos em alguns dos temas e  desdobramentos do campo da Comunicação.  Então, a perspectiva principal, que orienta a construção desta dissertação é: o que o  Passinho representa em termos socioculturais e políticos no contexto da  periferia carioca e como isso se desdobra midiaticamente? A pretensão do  presente texto é trilhar um caminho conceitual com o objetivo de investigar o  processo de territorialização da dança Passinho a partir da dimensão micro (o corpo  do dançarino aqui pensado como território) até chegar à dimensão macro,  analisando os modos de fazer dos corpos que dançam no território da favela e além  dele (como os territórios midiáticos).  Com o objetivo de investigar os processos que possam responder a essa questão,  este trabalho busca tecer diretrizes teóricas partindo da hipótese de que o Passinho  representa afirmação simbólica que utiliza o corpo como principal ferramenta ao  mesmo tempo em que remonta a uma estratégia de sobrevivência a e afirmação  subjetiva em um território muito particular: a favela carioca. A partir dessa afirmação,  pretende-se, mais especificamente, investigar de que formas a esfera midiática  incorpora tal relevância sociocultural do Passinho, ou ainda, até que ponto  convergem e divergem as subjetividades desses atores da dança e as formas pelas  quais tais características são abarcadas, ou até mesmo apropriadas pelos meios de  comunicação.

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