Organizando o conhecimento 1. Quais eram as principais críticas feitas por intelectuais, políticos, entre outras pessoas, à Igreja católica desde o final da Baixa Idade Média?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante toda a Idade Média a Igreja Católica foi capaz de reprimir com sucesso as críticas que recebia, de modo que foi só no século XVI, já na Idade Moderna, que explodiu a Reforma Protestante. De qualquer modo, as principais críticas feitas contra a Igreja católica era a de que os padres eram corruptos, a Igreja havia se afastado da sua missão espiritual, se focando demais em assuntos terrenos e que era uma instituição dogmática que coibia o avanço científico.
Os padres eram vistos como corruptos pois frequentemente eram conhecidos escândalos envolvendo até mesmo o papado, frequentemente tinham amantes e viviam bêbados, de modo que perderam o respeito que tinham da comunidade.
Do ponto de vista político, a Igreja se intrometia demais nas questões dos nobres, de modo que estes, antes aliados, passaram a ver com desgosto as ações da Igreja, sendo que muitos acabaram cooperando com os reformistas protestantes.
Explicação: