organelas citoplasmáticas e suas caracteristicas
Soluções para a tarefa
Os ribossomos são organelas não membranosas encontradas tanto nas células procarióticas, como as bactérias, quanto nas eucarióticas, como nas células animais.
Podem ser encontradas livres no citoplasma ou associadas a outra organela, o retículo endoplasmático granuloso. Tem como função a síntese de proteínas.
CentríolosOs centríolos, assim como os ribossomos, são organelas não membranosas, encontrados aos pares, nas células animais, geralmente próximo ao núcleo celular.
Constituídos por túbulos de proteínas, participa da formação de cílios e flagelos, além de ser fundamental no processo de divisão celular.
Os cílios e os flagelos são estruturas proteicas organizadas a partir dos centríolos; os cílios podem ser encontrados, por exemplo, na traqueia e auxiliam no transporte de muco e na eliminação de impurezas; os flagelos, encontrados nos espermatozoides, atuam na mobilidade da célula.
Ribossomos e centríolos.CitoesqueletoO citoesqueleto é encontrado nas células eucarióticas. Ele é formado por microfilamentos e microtúbulos de proteínas responsáveis pela organização interna e pelo formato da célula; também permite o deslocamento de substâncias e de organelas no espaço intracelular e participa dos movimentos celulares etc.
Retículo endoplasmáticoO retículo endoplasmático é formado por uma rede de canais interligados e distribuídos por toda a célula.
Presente nas células eucarióticas, atua no transporte de substâncias pelo citoplasma.
Pode ser de dois tipos: granuloso e não granuloso. Se possuir ribossomos aderidos à sua membrana, será denominado retículo endoplasmático granuloso; se não houver ribossomos aderidos, será denominado retículo endoplasmático não granuloso.
O retículo endoplasmático granuloso participa da síntese de proteínas, enquanto o retículo endoplasmático não granuloso participa da síntese de lipídios e da desintoxicação celular.
Retículo endoplasmático liso e rugoso.Complexo golgienseO complexo golgiense é constituído por membrana lipoproteica, formado por sáculos achatados, empilhados, localizados geralmente próximo ao núcleo das células eucarióticas.
Tem como principal função a secreção celular. Neste processo, recebe, transforma e libera substâncias no interior de vesículas que atuarão no próprio citoplasma ou no meio extracelular.
Complexo golgiense.LisossomosOs lisossomos são organelas membranosas originadas do complexo golgiense.
• Ribossomos- Síntese proteica (pequenos grânulos)
• Retículo endoplasmático liso- Metabolização de substâncias tóxicas e síntese de lipídios (Cavidades achatadas)
• Retículo endoplasmático rugoso- Síntese proteica e transporte de substâncias dentro da célula (cavidades achatadas com ribossomos)
• Complexo de Golgi- Armazenamento de proteínas, produção de vesículas secretoras e produção de lisossomos (complexo de bolsas achatadas)
• Lisossomos- Digestão intracelular, autofagia e apoptose (vesículas com enzimas dentro)
• Mitocôndrias- Respiração celular (Cilindro com dupla membrana, sendo a interior repleta de rugas e material genético próprio)
• Cloroplastos- Fotossíntese (Bola com dupla membrana, com moedinhas dentro (tilacóides))
• Vacúolos- Armazenamento de água e controle osmótico (Gotículo com água)
• Centríolos- Formação das fibras do fuso (Microtúbulos agrupados)
• Peroxissomos- Conversão do peróxido de hidrogênio em gás oxigênio (Semelhante aos lisossomos)