Oração subordinada e coordenada qual as principais de cada?
Presciso urgente pra amanha alguém me ajuda pf
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quais são os tipos oração?
Existem dois tipos de orações na Língua Portuguesa – as orações coordenadas e as orações subordinadas. Cada uma delas tem um grupo de classificações que veremos adiante:
Orações Coordenadas
As orações coordenadas são aquelas que não dependem uma da outra do ponto de vista sintático e ligam-se uma à outra apenas pelo sentido. Normalmente, as orações coordenadas são conectadas por meio de conjunções, como o “e”, ou pela vírgula. As orações coordenadas só aparecem quando há um período composto.
Explicação:
As orações coordenadas são classificadas em sindéticas e assindéticas.
Oração coordenada sindética: são aquelas conectadas por meio de uma conjunção. As orações sindéticas, por sua vez, podem ser:
Aditivas: transmitem uma ideia de adição à oração anterior usando conjunções ou locuções (e, nem, também, bem como, não só, tanto). Exemplo: Eu e Roberto fomos almoçar e encontramos Nádia.
Adversativas: transmitem uma ideia de oposição à oração anterior e precisam apresentar vírgulas antes de seu início. Podem ser usadas conjunções ou locuções (mas, porém, todavia, entretanto). Exemplo: Carolina queria sair, mas começou a chover muito forte.
Alternativas: transmitem uma ideia de alternância em relação à oração anterior sendo obrigatório o uso de vírgulas, conjunções ou locuções (ou, já, ora, quer, seja). Exemplo: Faça o que eu mandei ou sofrerá as consequências.
Conclusivas: transmitem a conclusão de uma ideia da oração anterior e, também, requerem uso de vírgula, conjunções e locuções (logo, pois, portanto, assim, por isso). Exemplo: Rogério formou-se em Direito, portanto poderá fazer a prova da OAB.
Explicativas: transmitem a explicação de uma ideia expressa na oração anterior, sendo obrigatório o uso de vírgula. As locuções ou conjunções usadas nesse tipo de frase são que, porque, porquanto, pois, ou seja, entre outras. Exemplo: Não consegui acordar mais cedo, pois acabei estudando até mais tarde ontem.
Oração coordenada assindética: são aquelas introduzidas por uma vírgula.
Explicação:
Oração subordinada como o nome já fala é a oração que depende do complemento da outra.
Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito.
Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito.
Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal - Exerce a função de complemento nominal.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta - Exerce a função de objeto direto.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta - Exerce a função de objeto indireto.
Oração Subordinada Substantiva Apositiva - Exerce a função de aposto.
Já as coordenadas são orações independentes
Orações sindéticas: Estão ligadas por conectivos sendo elas: Aditivas, Adversativas, Conclusivas, explicativas e alternativas
Orações assindéticas: n estão ligadas por nenhum conectivo como as sindéticas e sim geralmente por virgulas.