Oque podemos aprender com a Historia de Catar?
Soluções para a tarefa
A história do país remonta à Antiguidade. ... Em 1916, o país tornou-se um protetorado britânico, situação que perdurou até 1971, quando o Catar obteve sua independência. Durante o século XX, o país permaneceu ao lado da Arábia Saudita. Em 1991, participou da Guerra do Golfo contra o Iraque e ganhou importantes batalhas.
Aprendemos que: 1. O Catar é considerado o país mais rico do mundo
De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o Catar é o país com o maior PIB per capita do mundo, o que o coloca na primeira posição entre as nações mais ricas do planeta.
Isso se reflete diretamente nos investimentos e na estrutura do país, especialmente na capital. Doha é uma cidade repleta de construções modernas, luxuosas e com construções gigantescas, que desafiam os limites da engenharia humana.
2. O Catar fica entre o mar e o deserto
Um dos principais atrativos de uma viagem para o Catar é admirar a natureza e a geografia inigualáveis do país, que fica entre o Golfo Pérsico e o enorme Deserto de Khor Al Udeid. Essa localização garante ao Catar paisagens deslumbrantes e bem diversificadas, que vão desde um litoral com falésias e águas claras até dunas e piscinas naturais que parecem miragens em pleno deserto.
3. A origem do nome “Catar”
O nome “Catar” vem de “Qatara” que, segundo a tradição, refere-se à antiga cidade de Zubarah, famosa por ter sido um importante porto comercial na região. A primeira citação conhecida da palavra foi encontrada em um mapa de Ptolomeu e indicava justamente a localização do país.
4. A história do Catar é milenar
O Catar tem uma história muito longa, que começa há 50 mil anos, com os primeiros registros de ocupação humana na região. Ao longo dos séculos, o território esteve sob domínio de diversos povos, incluindo portugueses. Em 1915, com a divisão do Império Otomano após a Primeira Guerra Mundial, os territórios catarenhos passaram a ser um protetorado britânico governado pela família Al Thani.
Em 1971, o Catar se tornou definitivamente independente da coroa britânica e se transformou em um Estado soberano, regido por uma monarquia.
5. Mais da metade da população do Catar é estrangeira
Outra curiosidade do Catar é que a sua população é dividida entre descendentes das antigas civilizações locais e estrangeiros de diversas outras origens. Isso torna o país o segundo principal destino em proporção de imigrantes no mundo todo, atrás apenas da vizinha Arábia Saudita.
A maior parte dos estrangeiros que vivem no Catar é de indianos, seguidos de nepaleses e paquistaneses. Estima-se que, pelo menos, 800 brasileiros vivam no Catar e façam parte dessa estatística.
A população é quase que totalmente urbana e o IDH do Catar é considerado um dos mais elevados do mundo.
6. O islã é a principal religião do Catar
O islã é a religião oficial do país, seguida por quase 70% da população. No entanto, devido ao grande número de estrangeiros vivendo no Catar, também é possível encontrar uma parcela considerável de hindus, cristão e budistas.
A força da fé islâmica na cultura local pode ser notada no acervo do MIA (Museum of Islamic Art), que detém o maior acervo de arte islâmica do mundo e é uma das principais atrações da capital Doha.