Oque não corresponde as características das danças populares?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Maneiro-Pau
Alguns historiadores consideram que a origem da dança tem influências árabes e outros autores justificam a influência africana. No Brasil, o Maneiro-Pau é uma dança brasileira que surgiu na época do cangaço, na região do Cariri, no Ceará. Essa manifestação artística tem semelhanças musicais com a capoeira. Dançado somente por homens, os passos são realizados em rodas, acompanhados de pequenos pedaços de madeira que seguram nas mãos. Os homens batem esses paus no chão formando o ritmo da dança. Durante a coreografia, é muito comum alguns dançarinos duelarem enquanto outros batem no chão para manter o ritmo e o som.
Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi é uma das danças brasileiras folclóricas mais famosas que mistura dança, música e teatro. Segundo alguns autores, a manifestação artística teve origem na cultura europeia, já outros consideram que a dança sofreu influências africana e indígena. No Brasil, é tradição da região norte e região nordeste. É muito comum fantasias bem coloridas, como a figura do boi, por exemplo, feita de madeira, revestida por tecidos bordados, na forma de um touro. O homem que veste a fantasia do Bumba Meu Boi é chamado de "miolo do boi”.
O enredo da história do Bumba Meu Boi depende de região para região, com algumas alterações. A história que é representada através da dança e da cantoria sobre a mulher de um vaqueiro que está grávida e tem o desejo de comer a língua de um boi. O vaqueiro, pronto para atender a vontade de sua mulher, rouba o boi de um fazendeiro. Muito apegado ao boi, o fazendeiro movimenta outros personagens auxiliares na história na busca pelo seu animal. Na maioria das apresentações o boi morre, mas depois ressuscita.
Frevo
O frevo é uma das danças brasileiras advinda do estado do Pernambuco. Seu início ocorreu por volta de 1910 e veio a se tornar hoje uma das grandes atrações do carnaval brasileiro, sobretudo em Olinda, onde é considerado o carnaval mais popular do país. O ritmo do frevo é agitado e sua música, executada por bandas militares e charangas, fundamenta-se na união de gêneros como o tango brasileiro, a marcha, a contradança, a polca e a música clássica. Apesar de não possuir letra, a manifestação é conduzida por uma banda que toca para divertir os foliões.
O frevo é uma dança complexa que conta com diferentes passos. A coreografia combina passos de ballet, capoeira, malabarismos, rodopios, saltos, além de improvisos à medida que a dança evolui. Uma característica típica do frevo é o uso de uma sombrinha colorida durante a dança. Os adeptos da dança conduzem o objeto na mão expondo uma grande técnica. Dos cem passos bastante conhecidos do frevo, os mais afamados são locomotiva, dobradiça, fogareiro, capoeira, tesoura, mola, ferrolho, parafuso, etc.
O frevo é uma das danças brasileiras mais famosas do país. (Foto: Wikipedia)
Fandango
O Fandango surgiu no Brasil por volta de 1750, na região Sul. Segundo pesquisadores, sua origem advém da região Ibérica, mais precisamente de Portugal e Espanha. Conjunto de várias danças de natureza popular, nessa manifestação os dançarinos recebem o nome de folgadores e folgadeiras. Eles dançam e sapateiam em festas expondo passos como o Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Caranguejo, Vilão do Lenço, Sabiá, Marinheiro, etc. Para compor o ritmo da dança, o fandango dispõe de duas violas, além da rabeca, acordeão e pandeiro rural, mais conhecido como adufo ou maxixe.
Nessa manifestação artística os dançarinos usam trajes de tradição gaúcha e rodam sensualmente ao redor um do outro sem que exista contato físico. A movimentação dos casais é para atrair a atenção do outro. Essa dança apresenta influências dos passos de valsas e bailes. Devido a sua importância cultural, o fandango foi estabelecido como um bem imaterial do sul do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Samba
O samba é uma das danças brasileiras de grande reconhecimento para a cultura do país. Seu início no Brasil se deu com a chegada dos negros. Intitulado como uma dança afro-baiana, o samba começou no país na região da Bahia, dançado pelos escravos nas senzalas. Essa manifestação artística estava associada a elementos religiosos que funcionavam como uma forma de comunicação ritual por meio da dança e da música. Outro estado brasileiro que iniciou a difusão desse ritmo foi o Rio de Janeiro. A dança era marcada pelo potente som da percussão, além das batidas com os pés. Com o tempo o samba foi crescendo e ganhando novos formatos a exemplos do samba-canção, samba de breque, samba-enredo, além de tantas outras derivações.