oque levou robison crusoe voltar a Guine na Africa? E o que lhe aconteceu nesta viagem ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Crusoé aceita a proposta de alguns marinheiros para viajar à África em busca de escravos. É aí que seu o personagem sofre o naufrágio derradeiro. Em meio a uma tempestade, toda a tripulação morre, exceto Crusoé, que consegue nadar até a praia de uma ilha deserta. Mas sua sobrevivência nessa ilha é garantida por uma série de fatores positivos, privilégios dos quais o personagem demorará a se dar conta:
· O navio em que estava não afunda. Fica encalhado por um bom tempo, o suficiente para Crusoé ir várias vezes até ele e buscar mantimentos imprescindíveis para sua sobrevivência, como armas de fogo, pólvora, alimentos, roupas e matéria prima para construir uma cabana para morar;
· Não há animais perigosos na ilha, e com o tempo o personagem desenvolve estratégias para domesticar as cabras selvagens, que lhe proverão não só carne, como também leite, a partir do qual poderá produzir queijo e manteiga;
· Uma parte da ilha também é repleta de árvores frutíferas;
· Um saquinho de sementes que Crusoé julga estarem estragadas e atira no chão começa a brotar e então ele dá início à sua plantação de cevada.
Muitos anos depois, em uma de suas explorações pela ilha, Crusoé encontra uma pegada na areia, que, a julgar pelo tamanho, não é a sua. Mais tarde vem a descobrir a existência de canibais que, de tempos em tempos, visitam a ilha para efetuar seus rituais. Os anos passam e, após muitas reflexões éticas e morais, Crusoé finalmente encontra uma razão para enfrentar os canibais. Enquanto um dos cativos foge de seus algozes, Crusoé atira neles e salva o “selvagem” fugitivo. Deste modo, ganha um servo, que o ajudará em seus planos para sair da ilha. Apelida-o “Sexta-feira”, ensina-lhe inglês e tenta convertê-lo à sua religião.
Deste modo, após algum tempo, Crusoé consegue voltar à sua terra natal, reaver seus bens e constituir uma família.