Geografia, perguntado por vinicius9090, 1 ano atrás

oque foi o acordo de Oslo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por gischulz
20
A expressão "acordo de Oslo", cujo nome lembra a capital da Noruega, abriga na verdade uma série de reuniões de acordos assinados entre o líder palestino Yasser Arafat e o então primeiro ministro israelense, Ytzhak Rabin, do Partido Trabalhista, entre 1993 e 1995, sob o estímulo do presidente norte-americano Bill Clinton.

Pelo acordo a recém criada Autoridade Nacional Palestina era reconhecida por Israel e reconhecia o direito deste país a existir. Eram criados três territórios na região, como passo para o estabelecimento de uma paz duradoura: uma região A, sob controle civil e militar da ANP; uma B, a maior em termos de população, sob controle civil palestino e militar de Israel; e uma C, sob controle total de Israel.

Jerusalém era reconhecida como a capital dos dois países, numa forma a ser ainda decidida no futuro. Cinco semanas depois da assinatura dos últimos acordos Rabin foi assassinado por um extremista de direita israelense. Os conservadores israelenses jamais se conformaram com ele, e Arafat também passou a ter dificuldades políticas para manter sua liderança entre os palestinos.

Ainda assim um novo esforço foi feito para implementar os acordos quando do governo trabalhista de Ehud Barak, mas sem sucesso. Barak e Arafat não entraram em acordo e o clima para tanto se desfez quando Ariel Sharon, num gesto provocativo, visitou a principal mesquita dos muçulmanos em Jerusalém, o que levou os palestinos a uma nova intifada, revolta sagrada.

As negociações, num clima de crescente deterioração e confronto, só seriam retomadas depois da morte de Arafat, e até hoje os acordos de Oslo, na prática, permanecem letra morta.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes