Oque foi a guerra fria 30 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O que foi a Guerra Fria?
A Guerra Fria foi o conflito que as duas grandes potências emergentes após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, travaram em busca da superioridade mundial. O termo “Guerra Fria” foi cunhado pelo assessor presidencial norte-americano Bernard Baruch, em 1947. Na ocasião, o profissional se referiu à crescente rivalidade entre os países que nutriam ideais diferentes.
A opção pelo uso da palavra “fria” remete à característica particular desse confronto: EUA e URSS não se enfrentaram com armas. A Guerra Fria envolveu embates econômicos, diplomáticos, sociais e principalmente ideológicos, dividindo o mundo em grandes blocos sob a influência de ambas as nações. Confira abaixo as características desse período.
Entre as principais características da Guerra Fria, está a maneira como esse conflito desencadeou uma corrida armamentista, processo que se estendeu por mais de quarenta anos. Com ideais e pensamentos políticos completamente distintos, os Estados Unidos e a União Soviética colocaram o mundo em alerta; afinal, ambas as nações passam a investir de maneira significativa em estudos e produção de armamentos bélicos poderosos, além de armas com capacidade nuclear.
Na tentativa de demonstrar a sua supremacia tecnológica, ambos os países também se envolveram na corrida espacial e passaram a disputar títulos envolvendo grandes descobertas e feitos no campo científico. A União Soviética ganhou destaque em 1961, quando o cosmonauta Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a viajar para o espaço, a bordo do Vostok 1. Em resposta, os Estados Unidos continuaram investindo em pesquisas espaciais, e em 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua.
A Guerra Fria despertou um conflito constante e incansável entre duas potências com importante representação para o cenário econômico mundial. Os Estados Unidos buscavam aumentar a sua influência capitalista e, para alcançar seus objetivos, optaram por acordos e alianças com nações consideradas aliadas.
O primeiro movimento norte-americano foi a criação da Doutrina Truman, uma série de diretrizes estabelecidas pelo presidente Harry Truman com o objetivo de proporcionar intervenções nas áreas que poderiam estar sobre possível influência comunista. Pouco depois, em 1947, o Plano Marshall aprofundou tais ideais e passou a oferecer auxílio econômico para que os países Aliados e demais nações europeias pudessem se reconstruir após a Segunda Guerra Mundial.
No ano de 1949, a União Soviética decide reagir e cria o Conselho para Assistência Econômica Mútua, conhecido também como COMECON. Pensando em alternativas para frear a influência do Plano Marshall sobre nações socialistas, os soviéticos optaram por um projeto de apoio às relações econômicas entre os países do Leste Europeu.
Ainda com o objetivo de diminuir a influência das nações socialistas, os Estados Unidos dão mais um passo e, ao lado de países como Canadá, Portugal, Dinamarca, Reino Unido e Itália, assinam o Tratado do Atlântico Norte e criam a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), cujo propósito era criar uma força militar conjunta e evitar o avanço dos ideais socialistas. Em resposta, a União Soviética cria o Pacto de Varsóvia, organização que envolvia os países comunistas com o mesmo propósito e garantia ajuda militar mútua para todas as nações ligadas a Berlim.
Se puder marcar melhor resposta agradeço.