oque e uma reflexão de um trabalho da escola ?? Poderiam falar uma reflexão sobre o voleibol ??
Soluções para a tarefa
É muito comum ouvirmos na sala dos professores que nossos alunos não sabem trabalhar em grupo, evidenciando atitudes tais como: a cópia de trabalhos de colegas ou um aglomerado de fragmentos de textos; formação de grupos em que um ou dois realizam o trabalho, enquanto outros simplesmente assinam seus nomes a fim de receber uma nota, um conceito ou simplesmente para cumprir a tarefa proposta. Sobre esse aspecto, podemos eleger muitas questões para reflexão e intervenção, como a pesquisa, por exemplo.
Reflexão sobre o voleibol:
Se a prática esportiva do voleibol já for analisada somente pela sua especificidade de movimentos haverá uma grande limitação de movimentos, restrito e findados somente à sua prática. O voleibol conduzido dessa maneira em uma aula de Educação Física Escolar determinará uma oposição à prática de vivências de uma cultura de movimentos corporais amplas e possíveis e restringirá também a prática das vivencias de movimentos corporais do aluno.
O voleibol é um esporte fundamental para o desenvolvimento do aluno, e a ele proporciona uma gama de movimentos a serem explorados. É um ótimo esporte para a integração social dos alunos, porque na prática desse esporte há a possibilidade da participação simultânea de meninos e meninas, sem que a estrutura do jogo tenha que ser alterada.
Ao analisar algumas questões sobre esporte, percebe-se que na discussão do esporte na escola, há um conceito apropriado para reforçar a ideia de como o Voleibol deverá ser abordado como conteúdo em uma aula de Educação Física Escolar, a saber, que, o esporte, como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, se projeta numa dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica. Por isso, deve ser analisado nos seus variados aspectos, para determinar a forma em que deve ser abordado pedagogicamente no sentido de esporte “da” escola e não como o esporte “na” escola.