Geografia, perguntado por Walker4ever, 1 ano atrás

Oque é Ordem Natural?

Soluções para a tarefa

Respondido por guedes4214
1

Resposta:

A Ordem Natural é um objetivo cognitivo, uma busca pela compreensão do Universo, partindo do pressuposto da sua inteligibilidade.

Explicação:


Walker4ever: Não é sobre isso, sobre geografia eu preciso
Walker4ever: Ordem Natural da Geografia
quatimayp8qtq1: ;-;
Respondido por quatimayp8qtq1
2

Resposta:

O universo está subordinado a uma ordem, que se manifesta numa grande variedade de fenômenos facilmente observáveis: a regularidade do movimento dos astros, as fases da lua, o fluxo e refluxo das marés, a sucessão dos dias e das noites, ou a das estações do ano, a atração dos corpos para o centro da terra, o ciclo vegetativo das plantas, e tantos outros. Ordem não menos admirável vai sendo desvelada cada vez mais, pelo progresso científico, nos corpos vivos, no interior de uma célula, na composição de simples molécula. O funcionamento desses corpos está sujeito a leis químicas e biológicas, assim como às leis físicas está submetido o movimento de todas as substâncias que ocupam lugar no espaço. Nem o acaso invocado pelos materialistas, nem o relativismo total, nem o subjetivismo existencialista, podem explicar a ordem maravilhosa reinante no cosmos e nos organismos vivos.

Por sua vez, o homem – ser racional e livre – está sujeito a um tipo especial de ordem: ordem moral, ordem do agir, ordem do dever ser. Também as sociedades, ao se constituir, devem obedecer a uma ordem fundada na natureza humana e nas relações dos homens entre si, tendo em vista o bem comum, por seu turno ordenado à finalidade transcendente da pessoa humana. Não se há de assimilar essa ordem, peculiar ao homem e às sociedades, nem à ordem física, nem à ordem biológica, à maneira da física social de Auguste Comte (1798-1857) ou da biologia social inspirada em Herbert Spencer (1820-1903). A negação, o desconhecimento ou a má compreensão da ordem natural das sociedades pode levar – como de fato tem levado – à formulação de utopias, de sistemas inaplicáveis ao homem concreto, real e histórico. Pondera Charles Beudant (1829-1895) em Le droit individuel et l’État: “Uma sociedade pode ser grande e próspera apesar dos erros, mesmo graves, na ordem das ciências físicas: durante muito tempo, por exemplo, acreditou-se que o sol girava em torno da terra, o que não impediu a humanidade de registrar gloriosos anais. Ao contrário, se um erro desviar um país da ordem moral e política, será um desastre total: os povos que não aceitam a disciplina dos princípios acabam por sofrer mais cedo ou mais tarde a disciplina da força.” As sociedades políticas que respeitam a ordem natural constituem-se a partir das famílias que as compõem até à organização da multivariedade dos corpos ou grupos intermediários entre o núcleo familiar e a sociedade global, como se verifica ao longo da História.

Modernamente, as ideologias vieram contradizer a ordem natural, delas resultando construções meramente racionais, desligadas da história e da vida, e esquemas aprioristicamente concebidos. Assim, o liberalismo individualista e o totalitarismo coletivista consideram a sociedade política sem levar em conta o processo de formação natural e histórica, alterando-a e subvertendo-a em seus fundamentos, pela exaltação desmedida do indivíduo ou do Estado. Note-se que do respeito à ordem natural decorre a preservação da identidade cultural de cada povo, cujas particularidades explicam a variedade dos regimes políticos e das legislações quando a ação arrasadora da rasoira ideológica não vem prevalecer, impondo a uniformização.

Explicação:

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