Geografia, perguntado por matheusribs2008, 9 meses atrás

Oque é bacia sedmentantar

Soluções para a tarefa

Respondido por biacarrm
1

A bacia sedimentar é um tipo de formação geológica rochosa formada nas depressões do relevo que com o tempo, foram acumulando sedimentos, daí surge o nome.

(espero ter ajudado <3)

Respondido por lukaolukao
0

Resposta:

"As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre (presentes no relevo) formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam ou depositaram sedimentos e, em alguns casos, materiais vulcânicos".

"As bacias sedimentares ainda podem ser classificadas por diferentes tipos, dentre as mais conhecidas, as bacias intracratônicas e as de margens continentais (ou plataformais). As bacias intracratônicas localizam-se no interior de regiões tectonicamente estáveis dos continentes (os crátons), em forma de amplas depressões ovais ou arredondadas, como é o caso das principais bacias sedimentares brasileiras. A taxa de sedimentação em bacias situadas em baixas altitudes depende dos movimentos de transgressão (subida relativa do nível do mar) e regressão (rebaixamento relativo do nível do mar) marinhas, relacionados com a subsidência do substrato e com variações eustáticas do nível do mar".

"As bacias sedimentares do Brasil datam do período Paleozóico, do Mesozóico e do Cenozóico. As maiores bacias são a Amazônica, a do Parnaíba e a do Paraná, e as bacias de menor extensão são a do Recôncavo, Tucano, do Pantanal, Mato-Grossense, do São Francisco, as bacias litorâneas (plataformais), e as bacias de planaltos, como a de Curitiba, São Paulo e a de Taubaté. Nove das bacias sedimentares brasileiras são produtoras de petróleo, como as bacias de Campos, Espírito Santo, Tucano, Recôncavo, Santos, Sergipe-Alagoas, Potiguar, Ceará e Solimões".

Explicação:

Por Rosana Gandini

Doutorado em Geociências (USP, 2015)

Mestrado em Geologia Sedimentar (UNISINOS, 2008)

Graduação em Ciências Biológicas (UNISINOS, 2006)

TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.; TOLEDO, M.C.M. & TAIOLI, F. (2007). Decifrando a Terra. 2ª edição, São Paulo, SP; Companhia Editora Nacional, 623p. 2. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J. e JORDAN, T.H. (2013). Para entender a Terra. Tradução R. Menegat (coord.), 6ª edição, Porto Alegre, RS; Bookman, 656p.

WICANDER, R.; MONROE, J.S. (2009). Fundamentos de Geologia. 1ª edição, São Paulo, SP; Cengage Learning, 507p.

Perguntas interessantes