oque é anomia social?
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vlw
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O termo anomia foi criado na sociologia, pelo francês Émile Durkheim, no início do século XX. Para ele o que faz com que a sociedade exista é a coesão social. A coesão social é estabelecida pelas normas sociais, que se encontram expressas na religião, nas leis jurídicas, nos costumes ... Cada sociedade estabelece normas que fazem com que os indivíduos interajam entre si segundo valores aceitos ou não socialmente, e essa interação expressa um tipo de solidariedade.
Nas sociedades "primitivas", essa solidariedade é mecânica, isto é, os valores sociais predominam fortemente sobre os indivíduos. Nas sociedades mais complexas, a solidariedade é orgânica, como se a sociedade fosse um corpo e os grupos sociais fossem seus órgãos, gerando uma interdependência entre as partes e o todo. Quando há quebra das regras sociais há uma desestabilização social (como nos momentos de embate social, nas crises capital-trabalho, por exemplo), gerando um estado de anomia
No estado de anomia os laços de solidariedade encontram-se enfraquecidos. Ele concluiu com isso que, onde há anomia, não tem normas para regular as relações sociais, ou seja, há desestabilização. Mas segundo ele, este estado tende a ser passageiro, caso contrário a sociedade se destruiria. Mesmo nos casos de revolução, a anomia encontra seu ápice no confronto, para logo após serem refeitos os laços de solidariedade sobre novas normas.
Nas sociedades "primitivas", essa solidariedade é mecânica, isto é, os valores sociais predominam fortemente sobre os indivíduos. Nas sociedades mais complexas, a solidariedade é orgânica, como se a sociedade fosse um corpo e os grupos sociais fossem seus órgãos, gerando uma interdependência entre as partes e o todo. Quando há quebra das regras sociais há uma desestabilização social (como nos momentos de embate social, nas crises capital-trabalho, por exemplo), gerando um estado de anomia
No estado de anomia os laços de solidariedade encontram-se enfraquecidos. Ele concluiu com isso que, onde há anomia, não tem normas para regular as relações sociais, ou seja, há desestabilização. Mas segundo ele, este estado tende a ser passageiro, caso contrário a sociedade se destruiria. Mesmo nos casos de revolução, a anomia encontra seu ápice no confronto, para logo após serem refeitos os laços de solidariedade sobre novas normas.
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