Oque é anarquismo? resumo
Soluções para a tarefa
O anarquismo é um sistema político, filosófico e ideológico que corresponde à ausência de governo, ao fim do Estado e da autoridade por ele imposta.
O significado do termo é de origem grega “ánarkhos”, que quer dizer “sem governo” e “sem poder”.
Na atualidade, o termo adquiriu uma simbologia negativa e equivocada. É muitas vezes associada à desordem ou à ausência de regras, utilizada como sinônimo de caos.
O anarquismo surge no século XIX. Foi proposto pelo filósofo e político inglês William Godwin (1756-1836), que sugere um novo sistema político e econômico distinto do capitalista. O capitalismo imperava desde a Revolução Industrial.
Para Godwin, a sociedade poderia viver sem as leis e restrições de um governo. Dessa maneira, poderia atingir o equilíbrio por meio da liberdade dos indivíduos representando o estado da sociedade ideal.
Godwin propunha princípios baseados no fim das propriedades privadas e da divisão de classes sociais. Ele também sugeria o fim do Estado e das instituições em geral. A gestão iria ocorrer mediante a ausência de autoritarismo, opressão e dominação.
Outros pensadores continuarão seus estudos e teorias sobre o Anarquismo. Entre eles estão: Max Stirner (1806-1856), Joseph Proudhon (1809-1865), Leon Tolstoi (1828-1910), Mikhail Bakunin (1814-1876), dentre outros. Em meados do século XX, há o declínio do movimento anarquista.