oque a ciência nos trouxe de ruim?
Soluções para a tarefa
OLÁ,
A ciência é um dos meios mais importantes que o ser humano encontrou para questionar sobre o ambiente ao seu redor e, concomitantemente, resolver suas problemáticas. A existência dela é imprescindível nos dias atuais, aperfeiçoando técnicas e métodos no tratamento de pacientes, desenvolvendo novos fármacos, melhorando a qualidade de vida quanto à higiene e alimentação, conservação da natureza, uso e melhoramento de combustíveis, sem mencionar o avanço da tecnologia. Mas, como é possível perceber pela leitura de certos artigos, a ciência não é infalível e enfrenta um bom número de percalços até hoje!
Galileo Galilei e o Eugenismo são importantes exemplos do que estou tentando explicar. O primeiro demonstra uma discussão entre a ciência e a crença da Igreja Católica daquela época. Pelo temor de perder seu poder sobre a sociedade, a Igreja se recusou durante muitos anos a aceitar a teoria do heliocentrismo proposta por Galileo. Já o segundo exemplo ilustra o mau uso de dados científicos: o Eugenismo foi o movimento que buscava realizar uma seleção entre as pessoas, preconceituosamente. Todo aquele que não possuísse qualidades raciais, físicas e mentais “adequadas” eram esterilizados, para que as próximas gerações fossem de maior “qualidade”. O impacto deste evento é monstruoso, tendo sido responsável por 60.000 mortes nos EUA, durante a década de 1960 e cerca de 400.000 mortes na Alemanha¹. O mau uso da ciência, nesse caso, resultou numa violência social imensamente destrutiva.
O prejuízo de tais ações pode ser inimaginável, pois muitas vezes, apesar de pronunciarmos que a ciência é “autocorretiva”, muitos pesquisadores assumem resultados anteriores como verdadeiros e prosseguem naquela linha de pesquisa em um estágio mais avançado. Portanto, a forja e a fabricação de dados afeta toda uma linha de trabalho de inúmeros cientistas, atrasando os resultados e o progresso da investigação, que tem efeitos negativos para todos, inclusive, à população.
Um dos casos que melhor demonstra esse prejuízo à população é o do estudo sobre linhas de transmissão de alta tensão e sua capacidade de causar câncer, especialmente leucemia, pois o campo eletromagnético afetaria negativamente as células. Descobriu-se, alguns anos depois, que essa hipótese é falsa e que se desperdiçou muito dinheiro tentando entender esse problema. Dinheiro, este, que poderia ter sido investido em pesquisas certamente promissoras no tratamento dessa patologia complicada.
ESPERO QUE TENHA AJUDADO!