oq significa ter respeito no esporte?
Soluções para a tarefa
Independente da modalidade em foco, o comportamento do atleta é sua jóia maior no complexo mundo do alto rendimento. No campo clínico, ouço relatos diários de esportistas que refletem conceitos que – quase sempre – merecem uma revisão.
Corpo mole, pena do adversário, falta de comprometimento com a performance, dificuldade em lidar com a derrota e, frequentemente, com a vitória – promovem situações que esbarram em fatores vitais que garantem a fluidez e seriedade nos treinos e nas competições.
Os valores construídos na educação esportiva – reforçados pela convivência com pais e treinadores – compõem um verdadeiro campo de possibilidades de concepção e ação na prática cotidiana de competições.
Para alguns, respeito significa não finalizar uma luta, permitir – de forma proposital – que o adversário pontue durante um set no tênis, diminuir o ritmo em uma maratona para não desmotivar o concorrente e tantas outras ações que danificam o significado, respeito e a ética inseridos nas bases filosóficas, sociais e históricas do esporte.
A educação esportiva deve compreender alguns pilares do cotidiano e ser compreendida através de seu contexto familiar, social, cultural e afetivo. A construção de um atleta não é difícil – ou assim não deveria ser. Os fatores que complicam este processo quase sempre permeiam a rotina destes jovens que estruturam a auto-imagem de acordo com as respostas promovidas por suas crenças e comportamentos.
Em tempo de Jogos Olímpicos, recomendo uma reflexão sobre onde foram parar os conceitos mais básicos e fundamentais do esporte. Desde o início primitivo na luta pela sobrevivência – atravessando o culto ao corpo – barreiras religiosas – guerras políticas – advento mercantilista e, finalmente, a roupagem institucional.
Anos de história que, seguramente, não apagaram o valor humano agregado em sua composição. Afinal, antes de mais nada, vale lembrar que “ética” significa caráter, modo de ser.
Resposta:
Ter ética.
Por exemplo, no futebol é necessário que os jogadores tenham respeito uns com os outros, caso contrario, atitude desrespeitosas podem acarretar em brigas e etc.