como era a religião da Palestina no período em que Jesus nasceu
Soluções para a tarefa
Toda a existência judaica ( econômica, social e política) era marcada pelo elemento religioso.
1. O Templo: centro de Israel.
O primeiro Templo foi construído por Salomão que reinou por 40 anos no sec. X a.C. Foi destruído em 587 a.C. com a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor.
O segundo Templo começou a ser construído após a volta do exílio, em 538 a.C., e inaugurado em 515. Era muito mais modesto que o primeiro. Foi reedificado por Herodes. Conforme Flávio Josefo, o Templo era de um grande esplendor.
Na participação nos cultos religiosos, no Templo, havia uma divisão das pessoas conforme a classe. Cada classe tinha o seu lugar estabelecido seguindo uma hierarquia: sumo-sacerdote, sacerdotes, homens, mulheres, pagãos.
O altar do Templo era mais parecido com um crematório, para os sacrifícios dos animais. Todos os dias eram oferecidos dois carneiros, para os sacrifícios. A pele das vítimas dos sacrifícios sempre ficava para os sacerdotes.
As mulheres e os incircuncisos não penetravam no “coração” do Templo. Em volta ao Templo havia um verdadeiro comércio. O comércio da cidade, de certa forma, girava em torno do Templo que, em muitos aspectos, era um centro mais de interesses políticos e econômicos, defendendo os poderosos, que religioso. Por isso, certamente, Jesus teve aquela manifestação de revolta no Templo. Não conseguiu suportar toda aquela deturpação feita em nome de Deus.
2. A sinagoga: Tinha uma grande importância no cotidiano dos judeus. Cada aldeia tinha a sua sinagoga. Na sinagoga eram realizadas as reuniões, que devem ter tido origem no ano de 587 a.C., no exílio babilônico. Tinha por objetivo fortalecer a fé do povo que se encontrava longe do Templo. As reuniões consistiam principalmente em leituras da Lei e dos profetas. A reunião sempre começava pela recitação do Shemá ( o credo do povo – Dt 6,4-9; 11,13-21; Nm 15,37-41). Algumas orações eram proclamadas pelo responsável, enquanto o povo participava com o “Amém”.
Nos prédios das sinagogas eram guardados os rolos da Lei. Naquele tempo não existia um livro organizado com todos os livros sagrados, como temos hoje. Eram rolos. Os rolos foram sendo organizados em seqüência de livros num tempo posterior. E a divisão da bíblia em capítulos e versículos é de um tempo bem mais recente ainda.