ENEM, perguntado por GustavoCarneiro3975, 10 meses atrás

Opinião Podem me prender Podem me bater Podem até deixar-me sem comer Que eu não mudo de opinião. Aqui do morro eu não saio não Aqui do morro eu não saio não. Se não tem água Eu furo um poço Se não tem carne Eu compro um osso e ponho na sopa E deixa andar, deixa andar... Falem de mim Quem quiser falar Aqui eu não pago aluguel Se eu morrer amanhã seu doutor, Estou pertinho do céu Zé Kstt/. Opinião. Disponível sm: http-AwíW.mpbnetcorr,.br. Acssso sm: 28 abr. 2010. Essa música fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de O a) entretenimento para os grupos intelectuais. O b) valorização do progresso econômico do país. O c) crítica à passividade dos setores populares. O d) denúncia da situação social e política do país. O e) mobilização dos setores que apoiavam a Ditadura Militar.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
218
a) entretenimento para os grupos intelectuais.
Falso. Os sambas e MPBs eram críticas ao modelo instituído, tanto de repressão física, quanto intelectual.

b) valorização do progresso econômico do país.
Falso. A ideia é promover, na realidade, uma ode à vida simples e a realidade brasileira da população.

c) crítica à passividade dos setores populares.
Falso. A musica revela mesmo é uma valorização do papel atuante dos setores populares que marcam sua ação na proteção de suas habitações.

d) denúncia da situação social e política do país.
Correto. Há uma crítica às tentativas de se deslegitimar a vida dos populares no Brasil.

e) mobilização dos setores que apoiavam a Ditadura Militar
Claramente incorreta, dado o conteúdo da canção.
Respondido por MarcoANBrasil
87

Resposta:

denúncia da situação social e política do país.

Explicação:

A música de Zé Ketti é apresentada em 1964, ano em que o Brasil sofrera um golpe militar que tinha como característica além da violência, a perseguição aos seus opositores. A censura proibia que fossem feitas músicas ou espetáculos que contestassem a ordem social vigente.

Perguntas interessantes