Português, perguntado por annaflor856, 4 meses atrás

ooii ajudar


esse é o texto

Vale a pena investir em prevenção para evitar o bullying Ana Cássia Maturano Bullying é um termo usado para descrever a vitimização de uma pessoa por outra, com o intuito de demonstrar seu poder. Pode variar de ofensas verbais até atos físicos. violentos. A vitima geralmente tem caracteristicas pessoais mais frágeis como, por exemplo, ser tímido ou apresentar algum aspecto físico marcante. Em Belo Horizonte, um jovem foi condenado a pagar a uma antiga colega de classe o montante de R$ 8 mil por ter, segundo dizem, praticado o bullying. [.. A garota também [...] recorreu à escola, que disse ter tomado atitudes para mudar o comportamento do aluno, como transferi-lo de sala e repreendê-lo. [...] Esse tipo de violência tem acontecido muito em ambiente escolar. Há versões modemas como o cyberbullying, que são agressões via internet ou celular. Reprimi-lo, como a escola e a Justiça tentaram fazer, terá pouca chance de provocar uma transformação. Na verdade, a repressão impede uma mudança efetiva. Apesar desses atos serem frequentes, pouco espaço tem existido nas escolas para reflexão, havendo apenas ações repressivas quando eles vêm à tona. Ora, o ser humano tem um lado agressivo e negá-lo ou colocá-lo no fundo de um poço não impedirá sua manifestação. Pelo contrário, poderá dar-lhe forças. As ações escolares para combater o bullying devem ser no sentido de preveni-lo, onde mais que seguir uma conduta, o aluno possa dar sentido a ela, considerando a si e ao outro, parte do mundo. Quando algo é questionado e pensado, propicia a tomada de consciência de sua dimensão e importância. O outro poderá ser visto como alguém que também tem sentimentos. Um trabalho nesse sentido deve fazer parte do dia a dia de uma escola e envolver a familia dos alunos. Muito do que somos e como nos expressamos tem sua origem lá. É necessário que ambos ajudem os jovens a se construir como pessoas, não só no que aprendem, mas como agem. Provavelmente a indenização não servirá de reparação para nada no caso do acontecimento mineiro. Porém, não deixa de ter a função de consolo para a vítima e sua familia. Para outros possiveis casos, vale a pena investir na prevenção.

Diversos são os recursos persuasivos utilizados pelos autores de textos argumentativos para convencer o leitor. No trecho "... o ser humano tem um lado agressivo e negá-lo ou colocá-lo no fundo de um poço não impedirá sua manifestação" (t. 13), a articulista reforça sua argumentação para defender a necessidade de conscientização para combater o bullying. Ao usar a expressão metafórica "fundo de um poço", a autora sugere que:

(A) esconder o lado agressivo do ser humano não é a melhor alternativa para combater o bullying.

(B) quem pratica bullying vive em uma situação difícil, por isso manifesta seu lado agressivo.

(C) se o ser humano negar o seu lado agressivo, o bullying deixará de existir.

(D) a agressividade do ser humano sempre vai gerar casos de bullying.​

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
5

No texto, ao usar a expressão metafórica "fundo de um poço", a autora sugere que esconder o lado agressivo do ser humano não é a melhor alternativa para combater o bullying. Assim, faz-se correta a LETRA A.

Veja o trecho que evidencia que ignorar o lado agressivo das pessoas não combate o bullying:

"Ora, o ser humano tem um lado agressivo e negá-lo ou colocá-lo no fundo de um poço não impedirá sua manifestação. Pelo contrário, poderá dar-lhe forças."

O ser humano tem um lado agressivo, e repreendê-lo não é a solução. Esse lado pode resultar em desrespeito e bullying, e não deve ser ignorado. O melhor é pensar, conversar, questionar, refletir e buscar melhorar.

Leia aqui sobre o  Cyberbullying: https://brainly.com.br/tarefa/26726111

Perguntas interessantes