Biologia, perguntado por araujomary979, 6 meses atrás

Conteudo : vírus. O que é virus ? Virus é ou não é ser vivo ? Quais as características dos vírus? Doenças virais. Maiores pandemias virais da história. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por cibely2010
0

vírus são pequenos agentes infecciosos

explicação

vírus são pequenos agentes infecciosos , a maioria com 200-300 nm de diâmetro , apesar de existirem vírus gigantes de , que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico , as quais possuem a forma de fita simples ou dupla.

vírus não é ser vivo

A característica mais marcante dos vírus é a ausência de células. Por isso, eles também não possuem organelas importantes, por exemplo os ribossomos, que produzem proteínas; nem mesmo enzimas, as quais são necessárias para a realização de diversas reações.

A pandemia do novo coronavírus causou medo em todo o mundo - é não é para menos. O cenário é semelhante ao que já aconteceu em outros momentos da história da humanidade, em que doenças se espalharam pelo mundo e causaram estragos.

1.Peste Negra (Peste Bubônica) A bactéria Yersinia pestis é a responsável por causar a doença conhecida como peste bubônica. Sua transmissão se dá pelo contato com pulgas e roedores que estejam infectados. Dentre os sintomas estão inchaço dos gânglios linfáticos, axila, virilha ou pescoço. Também são sintomas de peste bubônica dor de cabeça, febre, dores musculares e calafrios. Essa doença entrou para a história como a causadora da Peste Negra, responsável por ceifar entre 75 e 200 milhões de vidas na antiga Eurásia, no século XIV. Acredita se que a doença reduziu a população mundial de 450 milhões de indivíduos para 350 milhões. Ficaram conhecidos como médicos da peste os profissionais de saúde responsáveis por tratar a Peste Negra.

2. Varíola A doença conhecida popularmente como "bexiga" assolou a humanidade por mais de três milênios. Para se ter uma ideia, líderes de nações como o faraó egípcio Ramsés II, o rei francês Luís XV e a rainha Maria II da Inglaterra foram acometidos pela enfermidade. A causa dessa doença é vírus Orthopoxvírus variolae, que é transmitido de indivíduo para indivíduo através das vias respiratórias. Dentre os sintomas estão febre, erupções na garganta, boca e rosto. Em 1980, a doença foi erradicada em decorrência de uma vacinação em massa. campanha de

3. Cólera A primeira pandemia de cólera ocorreu em 1817, acarretando na morte de centenas de milhares de pessoas. Ao longo do tempo, a bactéria causadora da doença, Vibrio cholerae, passou por uma série de mutações, levando a novos ciclos epidêmicos eventuais. Por esse motivo, a cólera ainda é considerada pandemia. uma de água A transmissão da doença se dá a partir do consumo contaminados. subdesenvolvidos, ou Nos alimentos países cólera ainda a representa um problema. Em 2010, o Haiti foi um dos países mais atingidos pela doença. No Brasil, já ocorreram vários surtos, em especial em regiões mais pobres, como o Nordeste. Em 2019, o lêmen registrou mais de 40 mil mortes devido à cólera. Dentre os sintomas dessa doença estão cólicas, enjoo e diarreia intensa. Existe vacina para cólera, no entanto, ela não é 100% eficaz. O tratamento da enfermidade deve ser feito à base de antibióticos.

4.Gripe Espanhola Estima-se que a pandemia de Gripe Espanhola de 1918, ceifou entre 40 e 50 milhões de vidas. A doença foi causada por um subtipo do vírus influenza, acometendo mais de um quarto da população do planeta. O vírus chegou ao Brasil através do navio Demerara, que desembarcou passageiros em Salvador e Rio de Janeiro. Recife, A Gripe Espanhola tinha sintomas bastante semelhantes aos da Covid-19 e não havia cura. Uma curiosidade desse período é que, em São Paulo, a população se dedicou ao desenvolvimento de um remédio caseiro composto por cachaça, mel e limão. Acredita-se assim foi criada a caipirinha.

5. Gripe Suína (H1N1) A primeira pandemia do século XXI foi causada pelo vírus H1N1 e ganhou o nome popular de gripe suína. Em 2009, o vírus surgiu em porcos no México e logo se espalhou por todo o mundo, levando mais de 16 mil pessoas à morte. O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado em maio e no final de junho já havia 627 pessoas infectadas no país, conforme dados do Ministério da Saúde. A transmissão se dá através de gotículas respiratórias presentes no ar ou em superfícies contaminadas. Os sintomas da H1N1 são os mesmos de uma gripe comum, incluindo dor de garganta, calafrios, dores no corpo e tosse.

Perguntas interessantes