Onde se originam as mais elevadas cadeias de montanhas?
Soluções para a tarefa
As montanhas são algumas das mais fascinantes e exuberantes formas de relevo. Elas possuem altitudes muito elevadas em relação ao seu entorno e acentuadas declividades, apresentando, até mesmo, variações climáticas entre o seu topo e as suas áreas mais baixas. Geologicamente falando, trata-se quase sempre de um tipo de formação recente e, por isso, pouco moldado pelos agentes externos de formação do relevo, como a água e os ventos. Mas como elas se formam? Quais são as mais comuns e as possíveis formas de origem?
As montanhas são classificadas justamente por suas diferentes origens. Assim, compreender os tipos de montanhas é também entender a forma como elas surgiram na Terra.
Montanhas vulcânicas: surgiram a partir de erupções vulcânicas e geralmente são compostas por vulcões adormecidos ou extintos. Apresentam, por isso, uma grande quantidade de rochas magmáticas extrusivas, normalmente basálticas.
As montanhas vulcânicas, na grande parte dos casos, formam-se conforme o esquema a seguir demonstra. No entanto, uma série de vulcões ainda ativos também pode ser considerada como exemplos de montanhas vulcânicas.
II- Limite de placa divergente
III- Limite de placa transformante