onde são usados os metais alcalinos terrosos?
Soluções para a tarefa
METAIS ALCALINOS TERROSOS (Berílio-Be, Magnésio-Mg, Cálcio-Ca, Estrôncio-Sr, Bário-Ba, Rádio-Ra)
BERÍLIO: O Be é usado na obtenção de ligas com outros metais. A adição de 2% de Be ao metal cobre aumenta sua resistência por um fator de 5 ou 6. Um liga de Be e Ni é utilizada na fabricação de molas e contatos elétricos. O Be apresenta uma seção transversal de captura (seção eficaz) muito baixa para a captura de nêutrons, e é usado na indústria da energia nuclear. Tanto o Be como o BeO (este tem propriedades cerâmicas) foram usados em reatores nucleares.
MAGNÉSIO: o magnésio é um metal estrutural leve extremamente importante por causa de sua baixa densidade (1,74 gcm-3, comparado com o aço 7,8 gcm-3 ou o alumínio 2,7 gcm-3). O Mg forma muitas ligas binárias, frequentemente contendo até 9% de Al, 3% de Zn e 1% de Mn, traços dos lantanídeos praseodímio Pr e neodímio Nd, e traços de tório. O metal e suas ligas podem ser fundidos, trabalhados e soldados com facilidade. Ele é utilizado na fabricação de aeronaves, peças de avião e motores de automóveis. Bulbos fotográficos antigos continham magnésio em um ambiente de oxigênio; o magnésio era inflamado eletricamente. A adição usual de 5% de Mg ao alumínio melhora as qualidades deste. Do ponto vista químico, ele é importante em reagentes de Grignard, como por exemplo C2H5MgBr.
CÁLCIO: O cálcio é usado em larga escala como CaO (óxido de cálcio) - cal. É usado na indústria alimentícia, na indústria do papel, na construção civil, na indústria do vidro, na indústria do aço e obtido da calcinação do CaCO3 no processo para fabricação do cimento portland. O metal Ca é usado na fabricação de ligas com Al para mancais. Ele é usado também na indústria do ferro e do aço para controlar o carbono no ferro fundido e para remoção de P, O e S. Outros usos são: como redutor na obtenção de outros metais - Zr, Cr, Th e U - e na remoção de traços de N2 no argônio. Do ponto de vista químico, o CaH2 é às vezes usado como fonte de hidrogênio.
ESTRÔNCIO: Compostos de Sr são utilizados em fogos de artifício e na sinalização vermelha das rodovias.
BÁRIO: O sulfato de bário é tão insolúvel que embora Ba2+ seja tóxico, o BaSO4 pode ser ingerido sem perigo. Por esse fato e considerando que íons Ba2+ refletem fortemente os raios-x, BaSO4 é aplicado na medicina em radiografias; estruturas interiores do corpo podem ser claramente caracterizadas porque o BaSO4 é opaco aos raios-x.
RÁDIO: Antigamente era usado como emissor alfa no tratamento de câncer.
IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA
Os íons Mg+2 se concentram nas células animais, e os íons Ca2+ se concentram nos fluídos corpóreos fora da célula, de modo semelhante à concentração do K+ no interior da célula e do Na+ no seu exterior. Os íons Mg2+ formam um complexo com o ATP, e são constituintes dos fosfoidrolases e das fosfotransferases, que são enzimas para reações envolvendo o ATP e liberando energia. São também essenciais para a transmissão de impulsos ao longo de fibras nervosas. O Mg2+ é importante na clorofila, nas partes verdes das plantas. O Ca2+ é importante em ossos e dentes como a apatita, Ca3(PO4)2, e no esmalte dos dentes, como fluorapatita, 3(Ca3(PO4)2).CaF2. Os íons Ca2+ são importantes na coagulação do sangue, e são necessários para dar início à contração dos músculos e para manter o batimento regular do coração.