Onde houve escravidão, houve resistência. E de vários tipos. Mesmo sob a ameaça do chicote, o escravo negociava espaços de autonomias com os senhores ou fazia corpo mole no trabalho, quebrava ferramentas, incendiava plantações, agredia senhores e feitores. Rebelava-se individual e coletivamente. Aqui a lista é grande e conhecida. Houve, no entanto, um tipo de resistência que poderíamos caracterizar como a mais típica da escravidão – a fuga.Assinale a alternativa correta *
1 ponto
a) Os escravos negros não pensavam em fugir das fazendas porque eram bem tratados com boa alimentação e acomodações confortáveis para o descanso.
b) Os africanos trazidos para o Brasil nos navios negreiros aceitavam pacificamente a situação de escravos, pois era comum esta prática em sua terra natal.
c) A Igreja católica, no período do Brasil Colônia, catequizava os escravos africanos fazendo com que eles aceitassem a escravidão como sendo a vontade de Deus, evitando assim a rebelião.
d) Uma das formas de resistência realizada pelos escravos no Brasil Colônia foram os Quilombos, formados por escravos fugidos que se organizavam em vilas e produziam sua alimentação.
Soluções para a tarefa
Alternativa d) Uma das formas de resistência realizada pelos escravos no Brasil Colônia foram os Quilombos, formados por escravos fugidos que se organizavam em vilas e produziam sua alimentação.
O tipo de resistência criada pelos escravos no Brasil Colônia que foi mais conhecida e difundia foi o chamados Quilombos. ( alternativa d)
⇒ Uma das formas de resistência realizada pelos escravos no Brasil Colônia foram os Quilombos, formados por escravos fugidos que se organizavam em vilas e produziam sua alimentação.
Os Quilombos eram agrupamentos populacionais formados por escravos fugitivos das fazendas e engenhos, concentravam-se nas regiões distantes do local habitual da escravidão.
Os integrantes dessa comunidade lutavam pelos seus direitos de exercer sua manifestação cultural, como dança e religião. No Brasil teve como principal exemplo o Quilombo dos Palmares.
Eram nesses aglomerados de resistência que os escravos expunham sua manifestação cultural de forma mais evidente, podendo dançar suas músicas oriundas da África, suas crenças, dentre outros assuntos culturais.
Embora estivessem "livres" não esqueciam seus companheiros que não prosperaram na fugitiva, então organizavam as fugas dos seus amigos.
Para mais informações, acesse:
O que são os quilombos: brainly.com.br/tarefa/21176561